Seminário internacional discutirá políticas públicas de financiamento para ensino superior

09/10/2008 10h05

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados promoverá, nesta segunda-feira (13), no auditório Nereu Ramos, ao Seminário Internacional de Financiamento do Ensino Superior

 

O Seminário, realizado em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-SESC-SENAC, pretende difundir experiências vivenciadas nas Américas, Ásia e Europa  quanto à reforma do ensino superior e as novas estratégias de financiamento por elas adotadas. Serão abordadas as estratégias de diversificação das fontes de financiamento, a adoção de mecanismos de cost sharing e de padrões flexíveis de gestão institucional. 

“Os dados disponíveis indicam que apenas cerca de 13% da população brasileira, na faixa etária dos 18 aos 24 anos de idade, freqüentava cursos superiores, em 2007”, afirma o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, João Matos. “A real democratização do acesso à educação superior não pode se fazer sem o adequado planejamento da expansão de sua oferta e sem a garantia das condições de sustentabilidade desta dinâmica”, acrescenta o parlamentar catarinense.

O evento terá quatro conferências internacionais e uma conferência-síntese, apresentando assim um panorama geral dos elementos comuns aos mais modernos sistemas de financiamento da educação superior implantados em diferentes países.

A expansão da educação superior tornou-se imperativo universal diante da economia globalizada e pelo anseio da população de, pela via da educação, galgar patamares mais altos de bem estar.  Essa expansão traz à tona novos dilemas para as políticas públicas tais como a inclusão social, diferenciação de oferta, preservação e fortalecimento das universidades de pesquisas, internacionalização da formação profissional, entre outros.

Dessa troca de experiências e do confronto dessas idéias com a realidade nacional pretende-se um aprimoramento no debate interno e um conseqüente avanço nas políticas brasileiras voltadas à educação superior. “A definição de políticas de longo prazo certamente requer a permanente reflexão sobre esses instrumentos e sua capacidade de, no futuro, oferecer resposta e sustentação ao necessário desenvolvimento da educação superior no País, com justiça social”, defende João Matos. “Este seminário internacional se insere nesse contexto”, assinala.

O Seminário será transmitido, em tempo real, por meio do videochat. Basta o internauta acessar www.camara.gov.br/blogeducacaocultura e participar enviando perguntas e opiniões aos expositores, bem como entrar nas salas de bate-papo. O evento está aberto à parlamentares, gestores públicos estaduais e municipais, dirigentes de instituições de ensino, especialistas em educação, educadores e estudantes do ensino superior.


Para se inscrever, basta entrar no seguinte site: https://www.educacaoseculoxxi.com.br/inscrever.asp