Psicóloga defende treinamento de cuidadores de crianças

15/10/2007 12h50

A psicóloga e neurocientista cognitiva norte-americana Lisa Freund, da Universidade de Maryland, ressaltou a importância treinamento dos cuidadores de crianças na primeira infância, sejam eles pais, babás ou professores. Ela afirmou que políticas específicas de estímulo à educação na primeira infância são fundamentais para a formação do cérebro. Ela participa do seminário internacional "Educação no século 21: modelos de sucesso", promovido pela Comissão de Educação e Cultura e o Sistema Confederação Nacional do Comércio (Sesc-Senac).

Freund explicou que, apesar de estudos demonstrarem que, até o segundo ano de vida, o cérebro de uma criança já corresponde a 80% do de um adulto, há uma seleção intensa de neurônios na primeira infância. Essa seleção (tese da Poda), segundo ela, ocorre durante toda a vida, mas é mais intensa nos primeiros anos (0 a 3). Em razão disso, a psicóloga considera indispensável que haja ações específicas e treinamento para os responsáveis pelas crianças nesta faixa etária para garantir o desenvolvimento adequado do cérebro.

Freund desenvolve estudos sobre treinamento e experiência nos campos de distúrbios do desenvolvimento neurológico e psicológico, da aprendizagem, e na área da genética comportamental e molecular.

Educacionismo
O presidente da Comissão de Educação do Senado, Cristovam Buarque, afirmou que as palestras dos dois professores americanos hoje pela manhã no seminário mostram a necessidade de redefinir o perfil do educador, pois ficou claro que a educação é a principal responsável pela formação do cérebro.

Ele sugere a transformação do educador em educacionista. A diferença, segundo senador, é que o educador é quem educa, já o educacionista é aquele que luta por um educação de qualidade para todos.

Cristovam acredita que as desigualdades socioeconomicas do País só diminuirão quando houver educação de qualidade acessível a todos os brasileiros. Ele lamentou o "desperdício de 82% dos cérebros" no processo de educacional até o fim do ensino médio. Cristovam lembra que, atualmente, apenas 33% dos estudantes que ingressam no sistema educacional concluem o ensino médio e, desses, apenas a metade sai da escola com uma formação de qualidade.

A primeira fase dos debates foi encerrada há pouco. O seminário será retomado ás 14 horas. O evento ocorre no auditóiro Nereu Ramos.


Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Paulo Cesar Santos

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