Prêmio Darcy Ribeiro de educação será entregue hoje

30/10/2007 09h25
A Comissão de Educação e Cultura realiza às 18 horas a cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro. Distribuído anualmente, desde 2000, o prêmio foi criado para incentivar e divulgar iniciativas de destaque no âmbito educacional, especialmente aquelas relacionadas à educação popular. Neste ano, os premiados são o Instituto Dom Barreto, de Teresina (PI); o projeto Amigos da Escola - Todos pela Educação, da Rede Globo; e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Os premiados foram escolhidos por meio de eleição, com voto secreto, que teve a participação de 24 dos 32 deputados titulares da comissão. O Instituto Dom Barreto foi premiado por ter sido o colégio com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006. A indicação foi feita pelos deputados Átila Lira (PSB-PI) e Nazareno Fonteles (PT-PI) e pelo deputado licenciado Antonio José Medeiros (PT-PI).

O projeto Amigos da Escola, por sua vez, foi escolhido por sua contribuição para o fortalecimento da escola pública por meio do estímulo ao trabalho voluntário. A indicação foi feita pelo deputado Lobbe Neto (PSDB-SP).

Já a Campanha Nacional pelo Direito à Educação foi indicada por sua atuação em favor da criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A campanha representa mais de 120 instituições, incluindo organizações não-governamentais, sindicatos, universidades e secretarias de educação. A indicação foi feita pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN).

Representantes
A cerimônia de premiação ocorrerá no Salão Nobre. O Instituto Dom Barreto será representado por sua diretora, Maria Estela Rangel, e por Camila Rafaela Damasceno, filha do fundador do instituto, professor Marcílio Rangel. O governador do Piauí, Wellington Dias, também estará no evento.

O Projeto Amigos da Escola será representado pelo diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Horta Barbosa Herlanger. O representante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação será o seu coordenador, Daniel Cara.

Darcy Ribeiro
O antropólogo Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922. Seu trabalho se destaca por iniciativas como a defesa da causa indígena, a criação da Universidade de Brasília (UnB) e a implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (Ciep). Ribeiro morreu em 1997 e completaria 84 anos em 2007.



Da Redação/PT

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br