Parlamentares brasileiros e alemães trocam experiências

05/01/2009 08h05

 

Brasil -alemanha 02

Intercâmbio Brasil Alemanha:  deputados Lobbe Neto e Christoph Waitz, embaixador Friedrich Prot Von Kunow e o deputado Iderlei Cordeiro (de pé); deputados Dr. Max Lehmer, Bel Mesquita, Ulla Burchardt e Nilmar Ruiz (sentados)

Uma delegação de três deputados da Comissão de Educação, Pesquisa e Avaliação das Repercussões Tecnológicas do Parlamento Federal (Bundestag) da República Federal da Alemanha fez, nesta quinta-feira (05), uma visita oficial aos parlamentares da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. O encontrou serviu para uma troca de experiências que poderão resultar em futuras parcerias entre os dois legislativos. A intenção dos deputados alemães é também estreitar esta relação com o Executivo brasileiro e cientistas. O embaixador da Alemanha no Brasil, Friedrich Prot  Von Kunow, participou do encontro.

 

Brasil-Alemanha 01A pedagoga, socióloga e psicóloga Ulla Burchardt, deputada do Partido Social Democrata, que representa a cidade de Dortmund no Bundestag desde 1990, queria saber sobre o papel que desempenha o Congresso brasileiro na formulação de políticas referentes às ciências e pesquisa e se o parlamento brasileiro incentiva ou decide conjuntamente com o Executivo, temas e novas políticas, tais como a forte internacionalização do ensino e uma fortalecida cooperação na área de pesquisa com outros países, em especial da Europa; e qual a influência que o Congresso exerce sobre o orçamento para áreas de educação e pesquisa.

A deputada Nilmar Ruiz destacou o esforço da Comissão e do Ministério de Educação em trabalhar em parceria para, num primeiro momento, garantir a universalização da educação, garantir um piso salarial nacional mínimo para o magistério e trabalhar na elevação da qualidade do ensino brasileiro. Mencionou a realização de seminários internacionais da Comissão, entre eles a do ensino a distância e fronteiras do ensino profissional e tecnológico.

Depois de atuar durante 30 anos na comissão de Agricultura, Alimentos e Produção, o engenheiro agrônomo e doutor em ciências agrônomas, deputado Dr. Max Lehmer, da União Democrata Cristã,  integra, desde 2005, a Comissão de Educação. Arrancou risadas ao dizer que é o integrante mais jovem do parlamento alemão. Reconheceu que o Brasil tem avanços em relação à ciência agrária e perguntou sobre qual o posicionamento do Congresso nas questões referentes à biodiversidade para também regularizar a pesquisa nesta área.

O deputado Lobbe Neto destacou o trabalho de bioenergia realizado pela  Embrapa e também destacou a garantia de 1% do orçamento do Estado de São Paulo para fomentar a pesquisa. Defendeu a ampliação de cooperação internacional nesta área e citou a Lei de Inovação Tecnológica que tramita no Congresso. A deputada Bel Mesquita, integrante da Comissão de Minas e Energia, também discorreu sobre as ações relativos à biomassa e as parcerias que estão sendo formadas para a pesquisa.

Brasil - alemanha 03O último integrante da Comitiva, o advogado e deputado Christoph Waitz, do Partido Democrata Liberal, representante da Saxônia, que pertencia a antiga República Democrata Alemã, é mais ligado à cultura e meios de comunicação no Bundestag e assinalou que a região ainda convive com mudanças estruturais profundas, nos últimos 20 anos, por causa da reunificação. Ouviu do deputado Lobbe Neto o esforço da Comissão em ampliar os recursos orçamentários para o incentivo à cultura.

O deputado Iderlei Cordeiro falou sobre o esforço do Governo Federal em desenvolver o biocombustível. Defendeu parcerias com a Comunidade Européia para investimentos em tecnologia para produção de energia (hidráulica, expansão do biodíesel, renovável, etc.)