MEC pede a reitores que esclareçam suas necessidades
A secretária-substituta de Ensino Superior do Ministério da Educação, Maria Ieda Diniz, pediu há pouco que os reitores de universidades estaduais entreguem ao ministério uma proposta concreta sobre o que o governo federal pode fazer por essas instituições dentro das limitações legais. Ieda participa de audiência pública, na Comissão de Educação e Cultura, para discutir ações de apoio da União para instituições de ensino superior mantidas pelos estados e municípios.
Antes dela, o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, João Carlos Gomes, havia sugerido a alocação de recursos do Orçamento da União para essas instituições. Ele também pediu o fim da exigência de contrapartida financeira como condição para que universidades estaduais e municipais recebam recursos federais.
Maria Ieda Diniz, no entanto, respondeu que a contrapartida financeira é uma exigência legal. Segundo ela, todo investimento feito nas universidades estaduais tem que ter contrapartida.
Agência Câmara