Lançada Frente Parlamentar em Defesa do Magistério
Relator da Adin no STF, Ministro Joaquim Barbosa se pronunciará até 15 de dezembro
A reunião ordinária prevista para acontecer nesta quarta-feira (19), na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, se transformou num ato em defesa do piso salarial do magistério. Promovido pela deputada Fátima Bezerra e apoiado, no Senado, pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, senador Cristovam Buarque, o encontro do Plenário 10 serviu para o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional dos Professores da Educação Básica, que trabalhará para consolidar a Lei 11.738/2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 16 de julho. O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado João Matos e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, participaram do evento.
Parlamentares das duas Casas, entre eles o líder do Governo na Câmara, deputado Henrique Fontana; e do Senado, Senadora Ideli Salvatti, participaram do lançamento da Frente. Deputados estaduais, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE) de vários estados do Brasil também prestigiaram o encontro e aproveitaram para iniciar a organização para o lançamento de frentes parlamentares nos estados.
A mobilização acontece por causa da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), impetrada por cinco governadores junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A coordenadora da Frente, Fátima Bezerra, e um grupo de parlamentares estiveram à tarde com o relator da Adin no STF, Ministro Joaquim Barbosa, que prometeu se manifestar até 15 de dezembro.