Educação poderá analisar concessões de rádio e TV
O Projeto de Resolução (PRC) 106/07, do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), altera o Regimento Interno da Câmara ao propor que os pedidos de outorga e renovação de concessões de serviços de rádio e televisão também sejam analisados pela Comissão de Educação e Cultura.
Atualmente, esses processos são analisados apenas pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Vanhoni lembra que a Comissão de Ciência e Tecnologia avalia os aspectos técnicos da concessão ou renovação, e a CCJ analisa a constitucionalidade e juridicidade da proposta. O deputado reclama que o aspecto cultural é "a questão essencial e está completamente esquecido".
Ele ressalta que a Constituição (artigo 221) já determina que a programação das emissoras de rádio e televisão tenha finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, e promova a cultura nacional e regional. "Estou certo de que o exame da Comissão de Educação ajudará a promover significativa melhora nos conteúdos transmitidos [por rádios e TVs]", ressalta.
Tramitação
O projeto foi apensado ao PRC 63/00, da Comissão
Especial de Reforma do Regimento Interno da Câmara. Os projetos tramitam em
regime de urgência e
serão encaminhados ao Plenário após serem analisados pela Comissão de
Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
- PRC-106/2007
Reportagem - Adriana Resende
Colaboração - Vicente Melo
Edição -
Natalia Doederlein
Agência Câmara