Comissão aprova criação da Unila
A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na reunião ordinária desta quarta-feira (03), a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, com sede na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. O Projeto de Lei 2.878-A, de 2008, do Poder Executivo, teve o parecer favorável do deputado Ângelo Vanhoni e foi aprovado por unanimidade. “Estamos construindo uma integração real na América do Sul para essa e as futuras gerações”, destacou o deputado Ângelo Vanhoni (PT/PR). A implantação da Unila tem a coordenação do ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Élgio Trindade.
A criação de mais uma Universidade Federal no interior do Brasil, sobretudo em seu Estado, foi também comemorada pelo deputado Alex Canziani (PTB/PR), presente na reunião ordinária.
A Unila, localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai, tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como missão institucional específica formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América latina, especialmente no Mercosul.