Audiência pública debate mecanismos de avaliação
O Ministério da Educação tem aplicado e divulgado na mídia novos mecanismos de avaliação e índices do Ensino Superior como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Instituições (IGC). Para tomar conhecimento destas iniciativas, o deputado Lobbe Neto propôs uma audiência pública, que acontecerá no dia 03 de dezembro(quarta-feira), das 14h às 17h, no Plenário 10 da Comissão de Educação e Cultura. “Tais mecanismos são relevantes no sentido de classificar a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior de todo o País”, ressalta Lobbe Neto em sua justificativa para a realização do debate. “Seu uso, no entanto, devem ser claros, representar a realidade e ser de fácil entendimento da sociedade”, acrescenta.
O parlamentar assinala que é importante que a população conheça a realidade e tenha mecanismos seguros para conhecer a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior que simbolizarão em sua maioria o futuro profissional dos alunos.
É inquestionável a importância das avaliações para a qualidade do ensino”, salienta. “Mas é preciso esclarecer exatamente o que representa cada mecanismo novo que é criado com esse fim e sua legitimidade”, afirma. Estão previstas as presenças do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e representantes da UNE, INEP, ABMES, ABRAFI, ANACEU E ANUP.