Comissão homenageia Thiago de Melo
A Comissão de Educação e Cultura, juntamente com a Comissão da Amazônia, realiza na quarta-feira, 19, a requerimento das deputadas Vanessa Graziottin e Perpétua Almeida (CLP), Alice Portugal e do deputado Humberto Michiles (CEC), realizam cerimônia em homenagem ao poeta amazonense Thiago de Melo.
Dono de uma vasta obra publicada e traduzida em diversas línguas, o autor do famoso poema "O Estatuto do Homem", e do livro "O Silêncio e a Palavra", está prestes a completar oitenta anos. Thiago de Melo, que hoje vive em sua terra natal, o município de Barreirinhas (AM), teve ativa participação nos movimentos políticos e culturais de resistência à ditadura militar no país. Perseguido, exilou-se no Chile, onde desenvolveu longa amizade com o poeta chileno Pablo Neruda.
A homenagem ao artista e militante dos direitos humanos vai reunir autoridades federais e estaduais, além de alguns amigos de Thiago de Melo. Entre as atividades previstas, destaca-se o lançamento de seu novo disco de poesias, "A Criação do Mundo", interpretadas por ele e musicadas por Gaudêncio Thiago de Melo, seu irmão. Haverá também depoimentos, leitura de poemas e exposição de fotos e livros, durante todo o dia. Às dezoito horas, no Salão Nobre da Câmara, acontece a solenidade oficial, com entrega de placa comemorativa do aniversário do poeta. O poeta chegou a Brasília na segunda-feira, dia 17, onde se hospeda em casa de amigos.