Sexualidade entra em debate

10/07/2006 00h00

A sexualidade vai à pauta nesta quarta-feira, 12, por iniciativa de três comissões permanentes da Casa: o debate se desenvolve de 9 às 18 horas, no plenário 3, no âmbito do 3º Seminário Nacional GLBT (Gay, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais e Transgêneros), coordenado pela Comissão de Educação e Cultura, em parceria com as Comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Legislação Participativa.
O evento se realiza por solicitação das deputadas Fátima Bezerra, Maria do Rosário e Iara Bernardi, entre outros, que justificam a proposta pela importância  e o significado pedagógico do apoio institucional à luta desse segmento da população pelo direito ao exercício pleno da cidadania.
Já estão confirmadas as presenças do Secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi; dos presidentes da CDHM e da CEC, deputados Luiz Eduardo Greenhalg e Neyde Aparecida, respectivamente; do secretário-executivo da Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual, deputado Luciano Zica; e do presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros, Marcelo Nascimento, entre outros. Estão confirmadas, igualmente, as presenças de diversos representantes de entidades GLBT de todo o país. 
Pela manhã, a primeira Mesa discute o tema "Dezoito anos de Constituição e nenhuma lei de cidadania GLBT"; pela tarde, a segunda Mesa se reúne para um balanço em torno do tema "Dois anos do Programa Brasil sem Homofobia". O objetivo, conforme manisfestam os autores do requerimento do Seminário é constituir um espaço para a afirmação plena da cidadania de todos os indivíduos, incluindo a busca de ações direcionadas a enfrentar as situações de violência, práticas discriminatórias e a cultura que as constitui.