Câmara entrega Prêmio Darcy Ribeiro de Educação
A Comissão de Educação e Cultura escolheu e a Câmara entregou o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação da Câmara dos Deputados aos agraciados. No ano de 2006, dentre os dezessete indicados, foram escolhidos o Instituto Airton Senna, a Escola Profissionalizante Irmã Dolores e o Professor Pierre Weil. A solenidade de entrega do Prêmio, que consiste na concessão de diploma de menção honrosa aos agraciados e outorga de medalha com a efígie do homenageado, foi realizada dia 13/12/2006, às 18 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
A seguir um resumo das principais atividades desenvolvidas pelos agraciados:
INSTITUTO AYRTON SENNA (Indicação do Deputado Lobbe Neto (PSDB/SP))
Os Programas do Instituto Ayrton Senna são tecnologias sociais criadas, implementadas, avaliadas, sistematizadas e disseminadas por todo o Brasil. Soluções criativas, flexíveis, eficazes e em escala que geram impacto e transformações sociais permanentes na vida de crianças e jovens, dentro da escola (educação formal) e fora dela (educação complementar). Através dessas tecnologias, o Instituto Ayrton Sena transcende as ações de atendimento direto, transferindo conhecimentos e práticas a outras organizações e, ainda, transformando seus programas em políticas públicas de estados e municípios.
Durante seus 12 anos de existência, os programas realizados por essa entidade atenderam 5.218.926 crianças e jovens, envolvendo 278.894 educadores, com investimentos da ordem de R$ 130.000.000,00 em todos os estados do país.
Relato sintetizado das ações educativas do Instituto Ayrton Senna:
Circuito Campeão — Introduz políticas de alfabetização e de acompanhamento de resultados nas quatro primeiras séries do ensino fundamental;
Rede Vencer — Reúne tecnologias sociais para superar a distorção idade-série e o abandono escolar e melhorar a qualidade de aprendizagem de crianças e jovens;
Sua escola a 200 por hora — Atua na educação formal, utilizando tecnologia para gerar mudanças na comunidade escolar. Novas maneiras de ensinar e aprender estão sendo desenvolvidas nas salas de aula, tendo como forte aliados o computador e a internet;
Superação jovem — Revitalizar a escola, melhorar a qualidade da educação, ajudar a comunidade através da alfabetização de adultos, da arrecadação de alimentos e da busca de ofertas de empregos, prerservar a cidade e a natureza;
Educação pelo Esporte — Jovens residentes nas comunidades de baixa renda do entorno das universidades participam nos campi do programa Educação pelo Esporte, onde jogam bola, nadam, brincam e têm atividades de apoio à escolarização, acompanhamento médico e odontológico, nutricional e psicológico;
Educação pela arte — Estimula nas crianças e nos jovens a sensibilidade e a capacidade de criação para que possam dar novas formas a si mesmos e ao mundo, através da música, dança, teatro, artes visuais e literatura;
Brinquedoteca - Nos hospitais oncológicos, crianças e jovens são acolhidos em espaços lúdicos, onde brincar é um instrumento para uma melhor adesão ao tratamento e para a elevação dos índices de sobrevida.
*****************************************************
Escola Profissionalizante Irmã Maria Dolores (Indicação da Deputada Mariângela Duarte (PT/SP))
A Escola Profissionalizante Irmã Dolores fica em São Vicente, no bairro Quaternário. Foi fundada no dia 1º de abril de 1997 e tem por objetivo a profissionalização e requalificação de adolescentes, jovens e adultos para o mercado de trabalho. A escola conta hoje com 12 diferentes cursos, dispondo de oficinas bem equipadas para proporcionar o aprendizado teórico e prático com qualidade. Todos os cursos têm duração de 6 meses, compreendendo 200 horas/aulas:
Artesanato;
Assistente Administrativo;
Cabelereiro;
Confeitaria;
Corte e Costura;
Costura Industrial;
Elétrica Básico e Instalador;
Informática Básico e Avançado;
Inglês;
Montagem, Manutenção e Configuração de Microcomputadores;
Panificação;
Violão.
A Escola atua em parceria com o SENAI, que dá apoio pedagógico e com a Universidade Católica de Santos (UniSantos) que oferece apoio técnico e realiza, com estagiários, o "Projeto para a Cidadania": debates e troca de experiências com os alunos sobre direitos e deveres e outros valores para a construção de um mundo mais justo para todos. A escola possui uma Biblioteca Comunitária com 3.350 títulos cadastrados e um salão cultural. Idealizada pela irmã Maria Dolores Muniz Junquera, é uma obra colocada à disposição da comunidade, com tecnologia avançada visando à inclusão social e do resgate da cidadania.
************************************
Professor Pierre Weil (Indicação da Deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB/GO))
O Professor Doutor Pierre Weil foi o criador de um método educacional para o ensino da paz, mais abrangente e original pela síntese que faz entre ocidente e oriente. Este trabalho está sintetizado no livro "A Arte de Viver em Paz", cuja 2ª edição acaba de ser lançada pela Unesco e está a ser distribuída em todo o mundo. A sua metodologia inovadora valeu-lhe a menção Honrosa do Prêmio Internacional de Educação para a Paz no ano de 2000. Dedicando sua vida à Educação para a Paz, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília e considera-se um cidadão do mundo.
O Professor Pierre Weil é formado em Educação e psicologia com Doutorado em Psicologia pela Universidade de Sorbonne. Nasceu em Strasbourg, na França,em 16 de abril de 1924 e mora há 54 anos no Brasil. É autor de mais de 50 livros, publicados em vários idiomas, sendo muitos best sellers, com mais de 50 edições.
Sua principal realização em prol da Paz foi a montagem de um novo e original modelo e método de Educação para a Paz, integrando três grandes aspectos:
- Paz consigo mesmo, Ecologia Interior, Consciência Pessoal;
- Paz com os outros, Ecologia Social, Consciência Social;
- Paz com a Natureza, Ecologia Planetária, Consciência Ambiental, em direção a uma Plena Consciência Universal. Esta metodologia decorre de uma teoria que ele elaborou reconstituindo a gênese da destruição da vida no Planeta e de uma cultura de violência. A sua primeira contribuição, por conseguinte, consiste em dar os elementos educacionais para construir uma Cultura de Paz no Mundo.
Há também várias contribuições práticas em que o candidato se envolve pessoalmente. Entre outras convém citar:
- Criou a Fundação Cidade da Paz, em Brasília;
- Atividade inter e transreligiosa: Organiza periodicamente reuniões inter-religiosas, estando empenhado atualmente em colaborar nun encontro entre as três religiões abrâmicas, como subsídio às negociações de Paz;
- Realização de seminários de Arte de Viver em Paz e Arte de Viver a Vida, principalmente na Europa, América do Sul e oriente Médio;
- Coordenação de uma Rede da Paz destinada a todos que querem aprender e intercambiar sobre a Paz, dentre outras.