Encontro Nacional encerra ciclo de debates sobre o PNE

04/12/2009 08h00

A Comissão de Educação e Cultura estará promovendo na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 8 horas, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados o Encontro Nacional que encerra o ciclo de encontros regionais realizados para debater o novo Plano Nacional de Educação. São convidados para o Encontro o presidente da Câmara, Deputado Michel Temer e o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Esta programação faz parte do ciclo "Mais Dez: O Legislativo e a Sociedade Civil Construindo Juntos o novo PNE". A participação neste Encontro Nacional é aberta a todos, independente do interessado ter participado ou não das etapas anteriores.

Durante todo o segundo semestre foram realizados seis encontros regionais em Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Porto Alegre RS), Palmas TO) e Salvador (BA) com a participação de mais de dois mil estudiosos, especialistas, profissionais da educação, estudantes e cidadãos interessados em debater os rumos da educação brasileira para a próxima década.

Tanto os encontros regionais quanto o encontro nacional - a se realizar no dia 10 de dezembro - foram organizados com o objetivo de subsidiar a elaboração do Novo Plano Nacional de Educação a ter sua tramitação legislativa em 2010 e vigência decenal entre 2011/20.

Para a realização destes eventos a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados (CEC/CD) contou com a parceria do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Sistema Confederação Nacional do Comércio (CNC-SESC-SENAC) e o apoio das Assembleias Legislativas estaduais Os debates desenvolveram-se articulados a I Conferência Nacional de Educação – CONAE em curso no Brasil, visando o fortalecimento deste importante processo.

O objetivo da Comissão de Educação e Cultura é aproximar o trabalho parlamentar na temática educacional dos próprios educadores brasileiros, construindo no ambiente legislativo um olhar mais direto e preciso acerca da realidade das diferentes regiões do país.

A palavra daqueles que estão nas salas de aula, sejam trabalhadores em educação ou alunos, bem como dos gestores locais, orienta a atuação parlamentar da Comissão. Desta forma, a comunidade escolar percebe o poder que é capaz de exercer junto ao parlamento e às demais instituições nacionais em um país democrático.


Programação do Encontro Nacional