Conferência Nacional de Cultura começa dia 13
A Conferência Nacional de Cultura acontece na Academia de Tênis, em Brasília, entre os próximos dias 13 e 16. O evento - de iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Comissão de Educação e Cultura e outras entidades - tem início marcado para as 19h da terça-feira, no Minas Brasília Tênis Clube, quando a solenidade de abertura deve reunir o presidente da Comissão, deputado Paulo Delgado; os ministros Gilberto Gil, da Cultura; Marina Silva, do Meio Ambiente e a ministra da Cultura da Colômbia, Maria Consuelo Araújo Castro. Fazem parte da mesa, ainda, representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); da Confederação Nacional da Indústria (CNI); da Confederação Nacional do Comércio (CNC) - as demais entidades parceiras. Após a cerimônia, está prevista apresentação de show musical com Hermeto Pascoal e convidados.
O total estimado de participantes (entre delegados da sociedade civil e do poder público - eleitos em eventos anteriores - e outros convidados) é de aproximadamente mil e duzentos. As inscrições estarão abertas a partir das 14h30. Os trabalhos da conferência devem distribuir-se entre várias mesas temáticas, com a participação de parlamentares da CEC, como mediadores e conferencistas. Serão mediadoras as deputadas Celcita Pinheiro e Alice Portugal, bem como deputados Chico Alencar e Paulo Rubem Santiago. Os deputados Carlos Abicalil, Gilmar Machado e o presidente da comissão, deputado Paulo Delgado, participam como conferencistas.
A Comissão de Educação e Cultura vai indicar , ainda, 20 convidados especialmente para os debates. Em pauta, entre outros assuntos, a Convenção Internacional da Diversidade Cultural, o Mercosul Cultural, e o Plano Nacional de Cultura.