"Lula reduzirá juros do FIES", garante Ministro Haddad
O Ministro da Educação Fernando Haddad garantiu hoje cedo, em audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, que o presidente Lula irá determinar a redução dos juros do FIES (Fundo de Financiamento aos Estudantes do Ensino Superior). De acordo como Ministro, "os juros cairão dos atuais 6,5 por cento ao ano, para 3,5 por cento, o que se caracterizará por um percentual negativo, ou seja, abaixo da própria previsão da taxa anual de inflação".
Ainda segundo Haddad "três outras medidas serão aprovadas no sentido de facilitar o acesso e o pagamento do FIES". Todo professor que lecionar em escola pública, e tiver obtido o financiamento estudantil, amortizará 1 por cento de sua dívida a cada mês trabalhado. As inscrições também passarão a ser online, acabando-se com os períodos de adesão ao FIES – como é hoje - e os estudantes poderão se livrar do verdadeiro estorvo que é a procura de fiadores com a possibilidade que grupos de cinco alunos possam se juntar em torno de uma fiança solidária.
A Deputada Maria do Rosário (PT/RS), presidente da CEC, enfatizou o diálogo e a cooperação já existentes entre a Comissão e o Ministério e garantiu que neste segundo semestre os esforços serão ainda maiores no sentido de se aprovar todos os projetos de interesse para a educação no país.
No debate com os parlamentares o Ministro fez uma veemente defesa das ações de sua Pasta e defendeu enfaticamente o Plano Nacional de Formação do Magistério que - aliado ao Piso Nacional do Magistério e as Diretrizes de Carreira - está transformando a política de valorização dos professores em um direito, ao alcance de todos e de todas.
João Tavares
Ass.Imp/CEC