Newton Lima é eleito presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara
“Precisamos ajudar a encontrar uma solução definitiva para a questão da valorização salarial dos professores e uma regra definitiva para o piso salarial. Vamos discutir uma forma de financiamento complementar para educação, ciência e tecnologia e inovação. E eu me refiro fundamentalmente aos royalties do petróleo e os royalties do setor mineral, assunto que deverá entrar em discussão a partir do novo marco legal da área. Portanto, fontes de financiamento complementar para que a gente possa atingir os 8% do PIB ao final de 2021, se for essa a decisão da casa”, disse o deputado.
Newton afirmou que a prioridade do cronograma de votação será a divisão dos royalties do petróleo e o PNE. Mas também destacou a necessidade da aprovação dos 70 mil cargos para as universidades federais, tema que já passou pela Comissão de Educação, mas ainda está na Casa; e a aprovação da proposta de criação de quatro de novas universidades que a presidenta Dilma Rousseff já encaminhou ao Congresso.
Nas questões da cultura, o deputado disse que irá auxiliar o Governo Federal nos projetos de popularização da cultura, fortalecendo os pontos de cultura. “Vamos intensificar a luta para que os recursos estejam disponíveis e que sejam do montante que a nossa produção cultural necessita”, completou Newton Lima.
Janete Lemos
Assessora de Imprensa