Meritocracia na Educação é apontada como um dos carros-chefes para a melhoria do aprendizado
Ricardo Paes de Barros sugeriu a instituição no País de um Sistema de Certificação de Professores em moldes similares ao dos EUA, pois, acredita que, por meio desse instrumento poderá se qualificar, valorizar e remunerar melhor a categoria dos profissionais da educação no Brasil. Essas medidas, afirmou, trariaM um grande impacto positivo na educação do país referente a melhoria da qualidade.
Outro diferencial importante no aprendizado apontado por Ricardo Paes de Barros foi a expectativa que o professor tem sobre o aluno. Se o professor vê no aluno uma probabilidade maior de que ele venha a ter sucesso no aprendizado, ressaltou, o seu empenho em ensinar acaba sendo maior do que aquele professor que não vislumbra qualquer expectativa.
No entanto, admitiu que essa variável é muito difícil de ser mensurada, mas imprescindível na contribuição da melhoria do aprendizado.
Também segundo o secretário, uma boa escola contribui para que o aluno alcance 70% de aprendizado ao longo de sua escolaridade. Para que isso aconteça, destacou, é necessária uma mudança de paradigma dos pais dos alunos na hora de escolher uma escola para seus filhos. Hoje no Brasil, dá-se mais importância na escolha de um bom profissional da medicina para o atendimento da família, do que a um bom profissional da educação.
Paes de Barros enumerou ainda outros elementos importantes na melhoria do aprendizado, tais como, o aumento do volume de recursos para a educação, a elevação da efetividade do que se gasta, a tomada de consciência de que o aprendizado tem que ser preocupação de todos os cidadãos, o aumento dos dias letivos, o aumento da duração das aulas e o tamanho do número de alunos em uma sala de aula. Tudo isso, acrescentou, combinado com um acompanhamento da participação efetiva dos pais dos alunos e com as políticas públicas implementadas pelo Governo.
Vide apresentação em powerpoint
por Francy Borges
Assessora de Imprensa
Comissão de Educação e Cultura
Anexo II, Ala B, sala 170, Pav. Superior
Fone: (61) 3216-6623