Frente Parlamentar Mista do Livro e Leitura será relançada
“Como bem dizia Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros. É papel do legislativo propor alternativas para a produção livresca e o estímulo à leitura”, afirma a presidenta da Comissão de Educação e Cultura, professora e deputada federal Fátima Bezerra, que trabalhou pelo relançamento da Frente. Para ela, é necessária a democratização do acesso ao livro, a formação de novos leitores, a valorização da leitura na comunicação e o fomento à economia do livro.
Durante o relançamento da Frente, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, prestará contas de emenda apresentada ano passado pela Comissão de Educação e Cultura em prol da Fundação. Os recursos, no valor de R$ 40,2 milhões, foram destinados à instalação de bibliotecas públicas.
Devem participar do relançamento da Frente, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação, José Carlos Wanderley Dias de Freitas; a secretária de Educação Continuada do Ministério da Educação (MEC), Claudia Dutra e a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva.
Até o ano passado, a Frente Mista do Livro e Leitura era coordenada pelo deputado Marcelo Almeida (PMDB/PR).
Por Rejane Medeiros