Entrega do Prêmio Darcy Ribeiro 2017 será no dia 31 de outubro em cerimônia na Câmara dos Deputados

Três agraciados escolhidos pela Comissão de Educação vão receber a premiação no próximo dia 31
27/10/2017 08h48

A Comissão de Educação fará a outorga do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – Edição 2017, premiação que ocorre anualmente. O Prêmio Darcy Ribeiro foi criado em 1998, por uma resolução da Câmara dos Deputados para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos mereceram destaque na defesa e na promoção da Educação. O prêmio consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três (03) pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, dentre os indicados por Deputados ou Senadores. O evento ocorrerá na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, às 15 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Agraciados de 2017

Antônio Veronezi, indicado pelos deputados Onyx Lorenzoni (DEM/RS), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Átila Lira (PSB-PI), Lelo Coimbra (PMDB-ES) e Saraiva Felipe (PMDB-MG).

Antônio Veronezi é Bacharel e pós-graduado em Química. Possui mais de 40 anos de experiência com formulações de tintas e vernizes em vários segmentos, atua desenvolvendo projetos na área da química industrial. Atualmente é titular da Carmel; Conselheiro vitalício da ANUP (Associação Brasileira de Entidades das Universidades Particulares), membro do Conselho de Administração da ABMES (Associação Brasileira de Entidades Mantenedoras do Ensino Superior) e Empreendedor do Grupo General Shopping do Brasil.

CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, indicado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)

Completando 30 anos de existência este ano, o CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - foi fundado em 1987, em São Paulo, a partir de um pequeno grupo multidisciplinar de profissionais vinculados às universidades e à gestão pública da educação, sob a liderança da socióloga e educadora Maria Alice Setubal. Em comum, tinham a mesma preocupação: melhorar a educação básica pública brasileira, que apresentava um quadro desastroso.

As pesquisas desenvolvidas pelo Cenpec têm como objetivo produzir conhecimento sobre a educação pública brasileira, contribuir com as políticas educacionais do país e com o aprimoramento dos projetos do Cenpec, subsidiando-o nos debates sobre as políticas públicas de educação. Algumas delas são: Interdependência entre escolas de territórios vulneráveis; Equidade e políticas de melhoria da qualidade da educação (Acre e Ceará); Ensino Médio, qualidade e equidade: avanços e desafios; Crenças dos professores sobre a reprovação escolar; Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação e usos.

Atualmente, o Cenpec desenvolve 12 projetos, dentre eles estão: Olimpíada da Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, Prêmio Itaú – Unicef, Prêmio Professores do Brasil, Site Educação e Participação. Alguns projetos, se destacam pela forma expressiva e de relevância, é o caso da Olimpíada da Língua Portuguesa, que integra o Programa Escrevendo o Futuro, criado em 2002, contribuindo para melhorar o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas.

José Humberto Henriques, indicado pelo deputado Caio Narcio (PSDB-MG)

Nasceu em Brejo Bonito, município de Cruzeiro da Fortaleza, MG, em 1958. Concluiu o ensino médio no Colégio Diocesano. Médico pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba, 1981, especializou-se em cardiologia pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto em 1983, e, em cardiologia infantil, pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia do Estado de São Paulo, em 1984.

Médico, escritor, autor de mais de 200 exemplares de livros da literatura brasileira, entre outros romances e poesias. Foi premiado internacionalmente por diversos prêmios literários.

Recebeu vários prêmios, em destaque: 1º Prêmio Nacional Vereda Literária 2002 - Uni-BH; 3º Concurso Blocos de Poesias - Rio de Janeiro (RI); Prêmio Cora Coralina de Literatura, Goiânia (GO), 2002; Concurso Literário Nacional Taba Cultural, 2001, Rio de Janeiro (RJ); dentre outros, totalizando mais de 80 prêmios literários recebidos. É Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, ocupando a Cadeira nº 26, assumindo a vice-presidência da Casa em 12 de março de 2009.