Encontro Nacional - Procultura
Leonardo Prado
E/D: Senadora Ildeli Salvatti, Dep. Alice Portugal(PCdoB-BA), Dep. Angelo Vanhoni(PT-PR), Alfredo Manevy(secretário Executivo do Ministério da Cultura)
"O debate sobre o Procultura ganhou o Brasil na medida em que as audiências públicas foram realizadas nas diferentes capitais do país e por isso foi aberto um espaço para sanar equívocos e acrescentar sugestões no texto inicial do Projeto de Lei", enfatizou a deputada Alice Potugal, ao explicar sobre a importância da mobilização realizada em torno do Procultura.
O Encontro ocorreu em clima de comemoração, já que horas antes a Comissão de Educação e Cultura (CEC) do Senado aprovou em decisão terminativa o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 56/10, que institui o Plano Nacional de Cultura. A Senadora Ideli Salvatti, que esteve presente na mesa de debate do Encontro, comemorou as diferentes iniciativas que promoveram a cultura nesse ano, mencionado o Plano Nacional de Cultura, o Vale Cultura e o Procultura.
O deputado Angelo Vanhoni, presidente da Comissão de Educação e Cultura, destacou a importância do esforço para promover a cultura. "A cultura deve ser tratada como um direito social do povo brasileiro e não apenas como uma política de programas" afirmou Vanhoni. Para o deputado, o empenho dos parlamentares na aprovação da nova Lei do Procultura está concretizando a transformação da Lei Rouanet em um instrumento mais moderno, mais ágil e compatível com as atuais necessiades da cultura do nosso país. Angelo Vanhoni mostrou sua satisfação em concluir, com o Encontro Nacional, os debates ocorridos e afirmou que "será feito todo o empenho para que a lei seja aprovada ainda este ano e esteja em vigor no ano que vem".
Estiveram presentes na mesa de debate os seguintes convidados: Deputado Angelo Vanhoni, Presidente da CEC; Deputada Alice Portugal, relatora do PL do Procultura; Senadora Ideli Salvatti; Alfedro Manevy, Sec. Exec. Do Ministério da Cultura; Carlos Augusto Machado Calil, Sec. Municipal de Cultura de São Paulo; Chico Simões, Brincante; Eduardo Saron, Diretor Superintendente do Instituto Itaú Cultural; José Paulo Soares Martins, Diretor do Instituto Gerdau; Odilon Wagner, Ator e Presidente da Ass. de Produtores Teatrais Independentes.
Assista aos vídeos da WebCâmara e veja na íntegra a participação dos convidados na mesa debatedora.
por Vanessa Vieira.