Em homenagem a Zilda Arns, CEC aprova PL que institui 25 de agosto como o Dia Nacional da Educação Infantil
A proposta sugere que a celebração dessa data ocorra no dia 25 de agosto, data natalícia da Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, estendendo-se pela semana em que figurar aquele dia.
Segundo o relator, associar a data comemorativa à figura da Dra. Zilda Arns parece medida de inegável valor. A médica catarinense foi a idealizadora e líder da Pastoral da Criança da Igreja Católica, movimento que, em três décadas de atuação, atendeu cerca de dois milhões de crianças menores de seis anos e suas respectivas famílias, salvando a vida de incontáveis pequenos brasileiros, oferecendo-lhes condições mais dignas de existência. “O falecimento da ilustre médica em missão humanitária, em janeiro de 2010, vítima do terremoto que assolou o Haiti, acentuou o caráter heroico de que se revestiu toda a sua vida”, acrescentou o Deputado Vanhoni.
Bullying nas escolas e educação fiscal
Na reunião ordinária de quarta-feira (5), a Comissão de Educação e Cultura aprovou também quatro requerimentos para a realização de audiências públicas.
A primeira delas, de autoria do deputado Artur Bruno (PT/CE), visa discutir a instituição do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.
Outros dois pedidos resultam da solicitação conjunta do parlamentar cearense com a deputada Fátima Bezerra (PT/RN), e tratam da inclusão da educação fiscal como disciplina autônoma e transversal nos currículos do ensino fundamental e médio e da divulgação dos princípios cívico-pedagógicos do escotismo no Brasil.
O último requerimento versa sobre os mecanismos de incentivo para a produção, publicação e distribuição de revistas em quadrinhos nacionais.
por Francy Borges