Eleições 2010
Uma novidade importante das eleições de 2010 é que o cidadão precisa levar um documento oficial com foto, além do título de eleitor. O Documento pode ser Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação. Caso você precise emitir a segunda via do título de eleitor, procure um cartório eleitoral portando um documento oficial com foto. O último dia para procurar os cartórios é 23 de setembro. Leia abaixo o passo a passo no dia da votação e logo no final do texto você encontra um link para um simulador da urna eletrônica.
Veja o passo a passo na votação e Simule seu voto
O primeiro voto é para Deputado Estadual/ Distrital. Esse voto deve conter cinco dígitos. Após digitar, confirme o número, o nome e a foto que aparecerão na tela. Pressione a tecla "confirma" para finalizar esse voto, ou a tecla "corrige", em caso de erro. A urna emitirá um sinal sonoro quando o voto for finalizado.
O segundo voto é para Deputado Federal. Para esse cargo são quatro dígitos. O processo de votação é o mesmo.
Os dois próximos votos são para o cargo de Senador, cuja numeração contem três dígitos. Cada cidadão deve votar em dois candidatos a Senador.
O próximo voto é para Governador. Nesse voto são apenas dois dígitos. Ao digitar o número do candidato, também aparecerá na tela os dados e a foto do candidato a vice na mesma chapa.
Por fim, é a vez de votar para Presidente. Também são apenas dois dígitos, e os dados e foto do candidato a vice aparecerão na tela.
Para votar em branco, basta apertar a tecla "BRANCO" e depois a tecla "CONFIRMA".
Após cada voto finalizado, para qualquer um dos cargos, a urna emite um sinal sonoro para avisar que a votação foi confirmada. Após o ultimo voto, o sinal sonoro será prolongado e na tela aparece a mensagem "FIM" para avisar que a votação foi concluída.
Para entender melhor como votar, simule seu voto no Simulador da Urna Eletrônica desenvolvido pelo TSE.
Veja o passo a passo no site do TSE.
por Vanessa Vieira.