Eleição da presidência da CEC é adiada
Vanessa Vieira
Dep. Angelo Vanhoni (PT/PR); dep. Paulo Teixeira (PT/SP); dep. Fátima Bezerra (PT/RN)
De acordo com Vanhoni, a escolha foi postergada para atender ao pedido de um grupo de parlamentares favorável à criação de uma Comissão Especial para tratar do Plano Nacional de Educação (PNE), e defensores de que a escolha dos dirigentes seja realizada apenas após o parecer sobre a criação da nova comissão.
Conforme já havia sido anunciado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada Fátima Bezerra(PT-RN) foi indicada para ser a nova presidenta. A reunião da quarta-feira (16) deverá funcionar como processo regimental que legitima a escolha política, no qual os deputados depositam seus votos na urna se posicionando a favor ou contra a indicação. Na ocasião também deverão ser eleitos os três vice-presidentes, ficando completa a composição da Mesa.
Como a maioria dos deputados indicados para o novo quadro de membros da CEC compareceram ao plenário nesta data, o deputado Vanhoni concedeu a palavra aos que demonstraram interesse, oportunidade em que se manifestaram diversos parlamentares, reeleitos e novatos, para se apresentar e firmar posição a respeito da nova composição do colegiado e de alguns temas que serão debatidos na presente sessão legislativa.
A deputada Fátima Bezerra destacou sua alegria em retomar os trabalhos da comissão com uma composição de membros tão variada do ponto de vista de representação dos segmentos sociais. A nova composição da CEC é plural, contando com a participação de ex gestores públicos, mestres e estudiosos da área de educação, e também com representantes da cultura popular e com outras formações culturais e profissionais.
Também estiveram presentes, prestigiando o início dos trabalhos da comissão, entidades da sociedade civil organizada. Entre elas citamos a Fasubra, o Pró-Ifes, o Sunasefe, o Contee, Fette e a Une.
por Vanessa Vieira
colaboração e revisão Oswaldo Sousa