Jovens aprendem a gerenciar finanças

Nesta semana, foi inaugurado no Distrito Federal o Programa de Educação Financeira. Alunos de 19 escolas públicas do Distrito Federal passam a ter aulas sobre como lidar com o dinheiro.
13/08/2010 17h26

Alunos do ensino médio terão oportunidade de aprender a poupar, consumir e planejar as finanças de modo consciente e responsável. Essa é a proposta do Programa Educação Financeira que teve início na última segunda-feira (9/08) em 19 escolas da rede pública do Distrito Federal. Para os alunos participantes do programa, serão distribuidos material didático específico – livro e caderno do aluno – desenvolvido pelo instituto Unibanco. O material contem 69 situações didáticas qque buscam aproximar o estudante de situações financeiras comuns no dia a dia. De acordo com a proposta do programa, a idéia é fazer com que eles compreendam conceitos financeiros básicos, como desenvolver um orçamento, e expressões típicas do meio para que passem a adotar comportamentos financeiros saudáveis, influenciando familiares e amigos.

José Honório Barbosa Júnior, 16, estudante do 1º ano do ensino médio, diz que gostaria de entender melhor sobre conta bancária, cheque especial e cobrança de juros. Para ele, inserir o conetúdo como disciplina escolar é uma ótima oportunidade para os jovens. “Nem todas as famílias estão preparadas para transmiitir esses conhecimentos aos filhos. Eu acho muito importante ter uma disciplina que ensine a administrar o dinheiro”, opina.

 A iniciativa é uma ação conjunta envolvendo órgãos reguladores do Sistema Financeiro Nacional (Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Superintendência de Seguros Privados), o Instituto Unibanco, o Ministério da Educação, e a Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF. No DF, foram treinados 27 coordenadores da rede de ensino médio que serão responsáveis pela capacitação dos professores que ministrarão o curso. Os professores também participaram de um programa de capacitação on-line de 20h. O programa faz parte da proposta de Estratégia Nacional de Educação Financeira, que também está sendo implementada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Ceará e Minas Gerais.

Confira a lista das escolas participantes

por Vanessa Vieira.