Informação que faz bem ao bolso
Saber poupar, investir, gerenciar, gastar. A "Educação Financeira" foi tema da Audiência Pública desta terça-feira (25/05), às 14h30, promovida pela Comissões de Educação e Cultura em parceria com Comissão de Defesa do Consumidor, no Plenário 10 da Câmara dos Deputados.
Uma das iniciativas é da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), com o projeto Escola de Cidadania Financeira que criou uma página na web para ajudar as famílias brasileiras a utilizar o dinheiro de forma consciente podendo alcançar um equilíbrio financeiro. No sítio, matérias e vídeos educativos ensinam a comprar melhor, a utilizar serviços bancários, além de disponibilizar outros serviços, como tabelas de planejamento mensal. Fábio Moraes, diretor setorial de Educação Financeira da FEBRABAN, que expôs a iniciativa da Federação, destacou que o momento de otimismo que os brasileiros vivem, devido ao cenário financeiro promissor, é oportuno para estimular a educação financeira. José Linaldo de Aguiar, chefe de departamento da Secretaria de Relações Institucionais do Banco Central, destacou que no sítio do Banco Central também há um espaço co informações financeiras destinado para serviços ao cidadão.
Além de reunir conhecimento dos projetos já existentes, os Deputados requisitores da Audiência Pública, Dep. Nilmar Ruiz (PR-TO) e Dep. Vinícius Carvalho (PTdoB-RJ), colocaram em questão a necessidade de incluir a Educação Financeira no Ensino Fundamental, para que o conteúdo esteja presente de forma transdisciplinar. Arnaldo Gonçalves Mattoso, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME -, afirmou que a entidade posiciona-se favorável à inserção do conteúdo para esse nível escolar de maneira a ampliar a cidadania.
"Se queremos mudar comportamentos devemos investir nos adultos. Se quisermos mudar a cultura, precisamos investir nas crianças", mencionou Elisa Martins, representante da Associação dos Bancos do Distrito Federal (ASSBAN). Ela destacou que a associação tem atuado junto aos alunos de ensino fundamental por meio do projeto Cidadania e Educação Financeira nas Escolas. A iniciativa leva até as escolas uma peça teatral baseada no Código de Defesa do Consumidor e que traz à cena temas como poupança, conta corrente, financiamento e empréstimos. Elisa explica que o projeto é uma forma de contribuir com a implantação da Estratégia Nacional de Educação Financeira, coordenada pelo Banco Central do Brasil.
José Dutra, representante da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), disse que implantar a Educação Financeira trará um resultado muito positivo para o Brasil, e que nesse processo é importante conseguir simplificar ainda mais as informações que fazem parte da cotidiano do cidadão como, por exemplo, as faturas que recebe de seus cartões de crédito. José Alexandre Vasco, representante da Comissão de Valores Mobiliários, falou sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira, que por meio de um Grupo de Apoio Pedagógico - formado por representantes de entidades nacionais- tem elaborado as Diretrizes de Educação Financeira nas Escolas e dado início à produção de matérias didáticos específicos.
"Temos a previsão de que em cinco anos o Brasil seja a 5ª economia mundial. Precisamos nos preparar educando nossas crianças para essa realidade", disse o Deputado Vinícius Carvalho. A Deputada Nilmar Ruiz, enfatizou que as transformações só acontecem por meio da educação e por isso é tão importante desenvolver a Educação Finaceira. O Deputado Lobbe Neto, que também esteve presente na Audiência, mencionou o Projeto de Lei 3.401/2004, de sua autoria, que atualmente tramita no Senado Federal e que prevê a inserção da disciplina "Educação Financeira" no ensino fundamental. Todos os Deputados presente concordaram em reunir as informações apresentadas na Audiência e encaminhá-las até o Senado Federal para que sejam contempladas junto ao proposto pelo Deputado Lobbe Neto no PL 3.401/2004.
O Deputado Angelo Vanhoni, presidente da Comissão de Educação e Cultura também esteve presente na audiência, dando abertura à reunião.
por Vanessa Vieira.