Comunidade de Aprendizagem terá proposta de ensino inovadora no Distrito Federal
Uma proposta pedagógica diferente. Ensinar fora daquele padrão tradicional das aulas, usando a experiência dos próprios alunos e explorando a curiosidade natural das crianças. De forma bem resumida, é assim que deverá trabalhar o Projeto Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP), cidade com 95 mil habitantes localizada no Distrito Federal. O projeto está sendo desenvolvido por educadores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, ou seja, é uma proposta de ensino público. Só que diferente.
Foi numa audiência pública da Comissão de Educação, solicitada pelo deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), que os deputados puderam conhecer melhor a proposta. A professora Renata Resende, ligada a uma empresa social que está desenvolvendo o projeto arquitetônico da CAP do Paranoá, explicou que inicialmente a Comunidade irá trabalhar com pouco mais de 500 alunos do Ensino Fundamental I. O espaço físico não tem salas de aula como as escolas convencionais mas grandes espaços com mesas redondas. A ideia é “fazer com que o aluno encontre sentido no que ele aprende”, explica Renata Resende. E isso vai ser feito com base em diversos projetos individuais e coletivos, envolvendo a comunidade local. Tudo com a supervisão de um professor, aqui chamado de tutor.
Experiência semelhante mas já consolidada é o Projeto Âncora (https://www.projetoancora.org.br/), desenvolvido na cidade de Cotia, interior de São Paulo. A Organização Não-governamental existe desde 1995 mas a escola começou a funcionar em 2012. Não há divisão por séries, aulas, nem provas. A escola trabalha com cinco pilares: afetividade, responsabilidade, solidariedade, honestidade e respeito. Atende atualmente 160 crianças carentes da cidade, a partir dos 5 anos até o Ensino Médio. As crianças trabalham com projetos, a avaliação de desempenho é diária e feita pelos próprios alunos. Há avaliações semanais feitas pelos próprios alunos e semanais, feitas pelos tutores. Neste sistema, as crianças ajudam umas às outras, aprendem cedo o gosto pela leitura, a importância da observação e a buscar as informações.
Quer mais detalhes sobre a audiência pública? Veja aqui como foi.
Convidados:
RENATA RESENDE - Coordenadora da equipe de projetos da EcoHabitare, empresa social que idealizou a proposta inovadora de instalação da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF - Apresentação
KLÉSIA DE ANDRADE MATIAS - Coordenadora de Políticas Educacionais para Educação Infantil e Ensino Fundamental - SE/DF
ISAC AGUIAR DE CASTRO - Coordenador Regional de Ensino do Paranoá - SE/DF
CLÁUDIA PASSOS - Arquiteta e Designer de Sistemas Sustentáveis e integrante da equipe técnica da EcoHabitare Projetos para implementação da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá
SUZANA RIBEIRO - Coordenadora do Projeto Âncora, em Cotia (SP) - Apresentação