Competição mundial de educação profissional WorldSkills de 2015 será no Brasil

Comissão de Educação promoveu nesta quarta-feira,26, audiência pública para discutir a WorldSkills São Paulo 2015, a maior competição de educação profissional da América Latina.
26/11/2014 15h55

Lucio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados

Competição mundial de educação profissional WorldSkills de 2015  será no Brasil

Rafael Wenderson - Vencedor na WorldSkills Americas

Estiveram presentes Gustavo Leal - diretor de operações do SENAI, Fátima Aparecida Antônio - Diretora da Divisão de Orientação Técnica de Ensino Fundamental e Médio da prefeitura de São Paulo, Rafael Wenderson - medalhista de ouro em soldagem / WorldSkills Americas Bogotá 2014 e Simon Bartley - presidente mundial da WorldSkills, para explicitar a importância da educação profissional e a competição que o Brasil  sediará em 2015.

Os parlamentares da Comissão têm discutido a importância da educação profissional para o desenvolvimento do país e a importância de atrair os jovens para essa modalidade. De acordo com Gustavo Leal a inserção dos jovens no mercado de trabalho feita pela porta da frente com a educação profissional e é mais uma alternativa de profissionalização. Com base em dados apresentados a taxa de desemprego entre os jovens é de 14%, mais que o dobro da média do mercado. O Censo da Educação Básica de 2013 revelou que apenas 7,8% dos jovens matriculados no ensino médio optam pela educação profissional, um índice muito abaixo de países como Áustria (76,8%) e Finlândia (69,7%).

O evento pode contribuir para incentivar a procura por esta modalidade de ensino no Brasil assim como na Finlândia, que sediou a Competição Mundial em 2005, onde o índice de jovens que optam pelo ensino técnico é de 69,7%.

O SENAI representa o Brasil na competição desde 1981. A WorldSkills traz mudança de paradigma do modelo academicista para um modelo voltado ao mundo do trabalho, como mostra pesquisas do SENAI e indicam que as remunerações de técnicos superam as oferecidas a diversas ocupações universitárias no Brasil.

A cidade de São Paulo está reformulando o ensino fundamental com o programa “Uma Escola, Um País” em parceria com o SENAI. Objetivo do programa é estimular os alunos a optarem pelo ensino técnico, com a realização da WorldSkills. A iniciativa visa que os estudantes participem, aprendam e trabalhem com pesquisa em todas as áreas do conhecimento. “As escolas estão se preparando para receber as delegações, a competição prevê um intercâmbio entre os brasileiros e os competidores”, declarou Fátima Aparecida. As 20 escolas que integram o programa têm o Projeto Político Pedagógico da escola anfitriã onde são feitos estudos sobre o país escolhido para recepção e há troca intercultural.

 O presidente mundial da WorldSkills, Simon Bartley, comparou a competição a grandes evento, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, só que esta tem a intenção de estimular os jovens brasileiros a ingressarem ensino profissional “As empresas necessitam de trabalhadores qualificados pelo ensino técnico e temos que atrair. Penso que todas as altas habilidades são questão de competência. Se as empresas operam bem, as cidades, as comunidades também vão bem”, afirmou Bartley.

Bartley defendeu, também, que a WorldSkills 2015 fará o papel de conscientizar e convencer jovens, pais e professores. “Eu prometo a vocês que quem assistir a competição ficará conscientizado da importância da educação profissional”.

Diferenciado

O estudante Rafael Wenderson de 21 anos coleciona títulos e medalhas em competições de ensino técnico. Rafael foi primeiro lugar na olimpíada do conhecimento 2012 – etapa estadual/ Rio Grande do Norte; primeiro lugar na Olimpíada do Conhecimento 2012 – etapa nacional; segundo lugar na WorldSkills International 2013; primeiro lugar na  WorldSkills Americas 2014;  melhor competidor da delegação brasileira; e recebeu o prêmio Albert Vidal por ter alcançado o melhor desempenho de toda competição. “A pessoa, após essas competições, passa de bem qualificado a diferenciado e eu me considero diferenciado”, declarou o campeão.