Comitiva de educadores da Finlândia visita Comissão de Educação
Dez educadores da Finlândia, ligados a seis universidades daquele país, estão no Brasil participando de diversos eventos. O grupo já visitou o Paraná e irá a São Paulo. Aqui em Brasília, participou de um encontro na Comissão de Educação. A conversa foi informal e serviu para que os representantes de cada país conhecessem a realidade educacional do outro.
Os deputados da comissão falaram sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforma do Ensino Médio, financiamento da Educação e remuneração dos professores.
Já os educadores finlandeses falaram sobre a o ensino técnico, opção de muitos estudantes do equivalente ao Ensino Médio brasileiro. A formação de professores também foi explicada. Na Finlândia, a licenciatura é uma pós-graduação que pode ser feita por quem já completou seu curso universitário nas mais diversas áreas. Naquele país, ser professor é uma profissão tão importante quanto ser médico ou advogado.
Os educadores finlandeses estiveram na Comissão de Educação a convite do presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR).
Veja aqui como foi o encontro entre os deputados da Comissão de Educação e educadores finlandeses.