Comissão escolhe os três vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

17/08/2021 16h55

 

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados escolheu na quarta-feira (11) os agraciados do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação de 2021:

  • Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)
  • Instituto Península
  • professora Paula Beatriz de Sousa Cruz

A Andifes foi indicada pela bancada do PT por ser “uma das mais relevantes e estratégicas instituições representativas do campo educacional”. Criada em 23 de maio de 1989, a associação é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. A Associação representa dois centros federais de educação tecnológica, dois Institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 68 universidades federais, localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal.

O Instituto Península foi indicado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) pela contribuição para as discussões e agendas de fortalecimento das políticas para os docentes no Brasil.

O instituto é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atua na área de educação. Fundado em 2011 pela família Abilio Diniz, trabalha para apoiar a melhoria da carreira docente porque acredita que os professores são os principais agentes de transformação para uma educação de qualidade no Brasil.

Para cumprir a sua missão de melhoria da qualidade da educação do Brasil, o Instituto Península se baseia em três pilares: valorização e desenvolvimento profissional docente; desenvolvimento integral de professores; e esporte e seus valores na escola pública. Com esses pilares definidos, o Instituto Península vem atuando de forma colaborativa com a sociedade civil organizada, esferas do Poder Executivo Federal e no Legislativo Federal, apoiando a Frente Parlamentar Mista de Educação.

A professora Paula Beatriz de Sousa Cruz foi indicada pela deputada Tabata Amaral (PDT-SP). Paula Beatriz é a primeira mulher transexual a se tornar diretora de uma escola na rede estadual de ensino. É professora há mais de 30 anos na rede pública. Para Tabata Amaral, a professora tem uma história admirável de dedicação à educação e no combate à LGBTfobia e ao racismo. “Em tempos de polarização e intolerância, ela é o exemplo de alguém que luta por uma educação com diversidade, pela inclusão, pelo combate à LGBTfobia e outras formas de preconceito”, justificou a deputada.

 

Da Redação - GM

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

https://www.camara.leg.br/noticias/793575-comissao-escolhe-os-tres-vencedores-do-premio-darcy-ribeiro-de-educacao/