Comissão debate a inovação curricular na universidade brasileira

Visita à Universidade Federal do Sul da Bahia
29/09/2015 11h35

A Comissão de Educação visitou a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no dia 18/09, para debater o tema: “Inovação curricular na universidade brasileira”. A cultura local foi apresentada ao público pelo professor Dr. Naomar de Almeida Filho e por representantes da tribo indígena “Pataxós”.

A exposição mostrou que a UFSB tem como valores a integração social, a promoção do desenvolvimento regional e nacional, o compromisso com a educação básica e a nova excelência acadêmica. Para isso eles prezam pela inclusão social, com o uso intensivo de tecnologias e pedagogias da autonomia, de uma forma criativa e desafiadora, integrada plenamente ao sistema de educação pública.

Foram explanadas na palestra as dificuldades com a expansão de universidades ao interior do país, os principais motivos são a fixação de docentes, o modelo de gestão inadequada, a cobertura regional limitada, os regimes curriculares convencionais e a reduzida integração social.

Para isso a UFSB está mudando o modelo convencional de ensino, com um regime letivo quadrimestral multiturno (em vários turnos), modelo de ciclos de formação, currículo modular e flexível, ampla cobertura territorial, estrutura organizacional leve e unidades acadêmicas geograficamente distribuídas.

Os representantes da Comissão foram a Secretária Executiva Eugênia Kimie (representando o Presidente da Comissão de Educação, Dep. Saraiva Felipe - PMDB/MG), a Dep. Alice Portugal - PCdoB/BA, o Dep. Celso Jacob - PMDB/RJ e o Consultor Jurídico Manoel Morais.

 

Apresentação Reitor Naomar de Almeida Filho