Comissão de Educação e Cultura escolherá os contemplados da 11ª edição do prêmio Darcy Ribeiro
A Comissão de Educação e Cultura (CEC) escolherá na reunião ordinária da próxima quarta-feira (28/9) os três agraciados com a 11ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro, concedido desde 2000 como reconhecimento a pessoas e entidades que se destacam na defesa e na promoção da Educação no país. A escolha seria feita na última quarta-feira, mas foi adiada para a próxima semana.
Deputados da CEC indicaram os nomes dos concorrentes e os três mais votados receberão diploma de menção honrosa e medalha, cunhada com a imagem do antropólogo Darcy Ribeiro. A previsão é de que a entrega da premiação ocorra no dia 26 de novembro, em sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Nesta data, Darcy Ribeiro completaria 89 anos de idade.
A reunião ordinária da próxima quarta-feira contará, também, com a presença do presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), João Luiz Martins, que falará sobre a expansão e o fortalecimento das universidades federais brasileiros.
Indicações
Neste ano, os indicados os Prêmio Darcy Ribeiro são: Fundação Projeto PESCAR; Antonio Martins Filho, educador do Ceará; Plínio José do Amorim Neto; Ana Lúcia Almeida Gazzola; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Desastres INPED (SC); João Batista Matos; Instituto Guga Kuerten – IGK; Prof. Dr. Denilson de Matos Silva, Reitor da Cesumar (Maringá/PR); Cesare de Florio La Rocca; Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia Projeto Oratório Padre Pio – SP; Travessia Educacional do Jovem Estudante Campograndense – Traje (MS); Obra Social Dom Bosco – Itaquera/SP – Centro de Desenvolvimento Social Produtivo (Cedesp); Prof. Jouberto Uchôa de Mendonça; Programa Todos pela Alfabetização – Sec. Educação do Estado da Bahia; Profª Cláudia Fadel; Escola SESC de Ensino Médio – RJ; Escola Turmalina (Educação Infantil e Ensino Fundamental); Prof. Ramiro Correia Azevedo; Prof. Voltaire Schilling; e Gabriel Novis Neves.
10ª edição
Em 2010, foram agraciados a Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), proposta pelo então deputado Jorginho Maluly; o Centro Educacional Montessoriano, proposto pelo deputado Gastão Vieira (PMDB/MA); a Central Única das Favelas, proposta pelo então deputado Carlos Abicalil e a professora Maria José Rocha Lima, proposta pela então deputada e hoje senadora Lídice da Mata (PSB/BA). Como essas duas últimas indicações receberam o mesmo número de votos, a CEC decidiu conceder as duas comendas.
Por Rejane Medeiros