Deputados recepcionam professores do Programa Missão Pedagógica ao Parlamento
Os professores entregaram documento reforçando a posição da categoria em relação à implementação do Piso Salarial Nacional do Magistério. O Programa Missão Pedagógica ao Parlamento, composto nesta primeira edição, de 54 profissionais da educação de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, foi recebido nesta quarta-feira (5), pela Comissão de Educação e Cultura (CEC).
A reunião contou com a participação da deputada Mara Gabrilli (PSDB/SP), que falou da dificuldade de acesso ao ensino de pessoas com deficiência e da importância dessa oportunidade na vida desses cidadãos. Durante o depoimento, a deputada se emocionou ao lembrar os desafios que superou após o acidente automobilístico para retomar a vida profissional e educacional.
Mara Gabrilli falou, ainda, dos 30 milhões de brasileiros que hoje têm algum tipo de deficiência, e que as escolas precisam estar preparadas para receber esses alunos. Os professores solicitaram à deputada a criação de um projeto que instituiria disciplina de acessibilidade nos cursos superiores voltados à educação.
Parlamentares relataram suas atividades políticas na Comissão e como é o funcionamento da Casa como um todo. O deputado Lelo Coimbra (PMDB/ES) afirmou que “a missão pedagógica no parlamento cristaliza uma tendência contemporânea dos principais parlamentos no mundo”. Assegurou, ainda, que as funções não se resumem mais às tradicionais do legislativo como fiscalizar os demais poderes, elaborar leis e representar a nacionalidade.
O deputado Artur Bruno (PT/CE) salientou que a CEC tem caráter conclusivo, pois os debates iniciam e terminam na Comissão, não precisando ir à Plenário. Em relação às audiências públicas, evidenciou que qualquer instituição ou pessoa pode solicitar aos parlamentares que se faça um requerimento para a realização de debate.
A reunião contou, ainda, com a participação dos deputados Waldenor Pereira (PT/BA), Pedro Uczai (PT/SC) e Professora Dorinha Seabra (PSDB/TO).
Por Julianna Caetano