CEC entrega prêmio Darcy Ribeiro

Em uma solenidade bastante concorrida no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a presença de governadores, senadores, ministros e personalidades da área da educação e do esporte, a Comissão de Educação e Cultura entregou no final da tarde desta quarta-feira (26/10) os diplomas e as menções honrosas para as três entidades vencedoras deste ano do Prêmio Darcy Ribeiro. Foram premiados, a escola Sesc de Ensino Médio (RJ), o Instituto Guga Kuerten (SC) e o Programa Todos pela Alfabetização da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – Topa.
31/10/2011 12h40

A primeira vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB-BA), ressaltou a importância do prêmio e a qualidade dos agraciados. “A revolução no nosso país será feita pela educação e, nesse aspecto, o Estado e a sociedade civil estão dando contribuições significativas. É o que mostra, por exemplo, os agraciados com a 11ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro, que contemplou experiências governamentais e do terceiro setor”, pontuou.

O tenista Gustavo Kuerten, idealizador do Instituto IGK, lembrou a importância da sua família para o seu sucesso nos esportes e disse que o IGK é uma instituição que trabalha para semear sonhos entre crianças que, sem o IGK, teriam acessos restritos à educação e ao esporte. Ele também incentivou outras pessoas a atuarem no Terceiro Setor. O deputado Jorginho Mello (PSDB/SP) lembrou que o IGK já atua em 111 municípios catarinenses, o que demonstra a seriedade da instituição.

O deputado Alex Canziani (PTB/PR) citou Chales Chaplin ao lembrar que não vale sonhar, “temos de transformar esses sonhos em realidade”. Ele também falou sobre o Pronatec, que foi sancionado nesta quarta-feira.

Ao falar em nome da Escola Sesc de Ensino Médio, o  gerente financeiro da entidade, Robson Costa, lembrou Darcy Ribeiro e agradeceu ao deputado Alex Canziani (PTB/PR), pela indicação. “Hoje, já somos referência em educação e alcançamos a 23º posição no Enem. Por isso, é importante esse reconhecimento”, afirmou.

Fundada em 2008, a instituição ocupa 131 mil metros quadrados e atende 700 alunos, sendo apenas 15 por turma. A escola recebe estudantes de todo o país, que moram em regime de internato. A estudante da entidade Ana Furtado falou na solenidade sobre a qualidade do ensino oferecido pela instituição, “que educa o aluno de forma integral”.

Depois da apresentação de um vídeo sobre o funcionamento do Topa, o governador da Bahia, Jacques Wagner (PT) contou a experiência de uma senhora de 102 anos, que foi alfabetizada pelo programa. “Depois disso, ficamos muito mais dispostos a continuar insistindo na alfabetização de jovens e adultos baianos”, afirmou. O Topa começou em 2007 e desde então alfabetizou 841 mil pessoas. O programa envolve entidades da sociedade civil, o governo estadual e prefeituras no esforço de alfabetização.

A professora e deputada federal Fátima Bezerra, presidenta da Comissão de Educação e Cultura, parabenizou os três agraciados e elogiou a qualidade do trabalho que realizam. “Não há forma melhor de homenagear Darcy Ribeiro do que essa premiação dada a cada uma das instituições”, argumentou.

Fátima Bezerra aproveitou a solenidade para falar sobre a medalha de prata obtida recentemente pelo Brasil no 41º WordlSkills, maior torneio de educação profissional do mundo. A presidenta da CEC também falou sobre a Marcha dos 10 mil realizada nesta quarta-feira (26/10) pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) em prol da destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação e de uma política de valorização dos profissionais do magistério.

A solenidade de entrega da 11ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, do senador Walter Pinheiro, entre outras autoridades.