Campanhas educativas podem ajudar a reduzir peso de material nas mochilas escolares

Especialistas apostam na educação para conscientizar mas não querem que escolas sejam punidas
05/09/2017 13h24

Acervo/Câmara dos Deputados

Campanhas educativas podem ajudar a reduzir peso de material nas mochilas escolares

Especialistas debatem ações para evitar o peso excessivo das mochilas escolares

Representantes da área da pediatria, da fisioterapia, da ortopedia, do MEC e das escolas particulares concordam: educação é o caminho para conscientizar alunos, professores e pais sobre os males que o excesso de peso nas mochilas pode provocar em crianças e adolescentes. Eles se reuniram para debater o PL 3673/2015, de autoria do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), que estabelece limitações ao peso das mochilas escolares usadas pelos estudantes. O relator na Comissão de Educação é o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que foi quem solicitou a audiência pública para debater o assunto.

Wilen Heil é do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e alertou para os problemas posturais que o excesso de peso nas mochilas escolares tem provocado em adolescentes e crianças cada vez mais novas. E lembrou que “de nada adianta levar o peso certo na mochila se a criança a mochila de forma errada”. O ideal é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal da criança ou do adolescente. Sobre as mochilas de rodinha, Wilen afirmou que elas são boas mas que é necessário que a haste por onde são puxadas estejam na altura adequada.

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), além do peso e da posição, é preciso estar atento ao tamanho da mochila dos estudantes. Claudia Siqueira, representante da SBP, não acha que as escolas devam ser punidas como propõe o projeto e defende que haja um forte trabalho de educação e esclarecimento junto aos estudantes, escolas e famílias.

A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), se posicionou fortemente contra a possibilidade de punir as escolas pelo peso das mochilas dos alunos. Mas se colocou à disposição para espalhar pelo país campanhas de esclarecimento e conscientização sobre a necessidade de reduzir o peso das mochilas e sobre a forma correta de usá-las. A ideia dos armários nas escolas, para evitar que os alunos precisem carregar material de forma desnecessária, também obteve o apoio da FENEP.

Veja aqui como foi a audiência pública que tratou das limitações ao peso das mochilas escolares.

Convidados:

DAVID DE SOUSA ALVES RAPOSO - Substituto da Diretora de Currículos e Educação Integral - DICEI/MEC

CLAUDIA MACHADO SIQUEIRA - Representante da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP

JOÃO MAURÍCIO BARRETTO - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT – Veja a campanha sobre o uso correto da mochila desenvolvida pela SBOT.

WILEN HEIL E SILVA - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO

AMÁBILE PACIOS - Vice-Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares - FENEP