Câmara sedia Seminário Internacional da Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras das Universidades das Américas

Foi realizado, dias 01 e 02 de março no Plenário da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o Seminário Internacional da Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras das Universidades das Américas – CONTUA.
05/03/2012 09h00

O evento foi organizado pela entidade representante da Contua no Brasil, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras - Fasubra Sindical, em parceria com a Comissão de Educação e Cultura e teve como tema Autonomia Universitária e o Papel dos Hospitais Universitários. 
Na oportunidade, a deputada e professora Fátima Bezerra (PT/RN),  saudou os participantes do evento: “tive a honra de ser a relatora do Plano de Carreira dos técnico-administrativos e do projeto de universidade formulado pela Fasubra, que está tramitando nesta Casa”.  A realização desse Seminário na Câmara dos Deputados, acrescentou, contribui para o estreitamento de relações da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados com a FASUBRA  e a CONTUA.
Já o deputado Artur Bruno (PT/CE), marcou também sua presença no Seminário, salientando a importância desse encontro para que as demandas dos trabalhadores das universidades das Américas sejam trazidas ao Parlamento Brasileiro.
Durante dois dias delegados de 16 países da América Latina discutiram sob a ótica dos trabalhadores como ocorre a autonomia universitária, democratização e gestão nas universidades das Américas, além dos modelos, formas de financiamento e controle social dos serviços de saúde desenvolvidos nos hospitais universitários.
De acordo com o secretário-geral da Contua, Marcelo Di Stefano,  o evento foi uma importante oportunidade para a troca de experiências entre trabalhadores, além de um espaço de fortalecimento da  luta por uma universidade pública voltada para as demandas sociais das populações da América Latina  e Caribe.
“O maior desafio que os trabalhadores das universidades enfrentam atualmente é a privatização das instituições de ensino decorrente do modelo neoliberal, que tem dificultado o acesso às instituições de ensino públicas. A partir desse seminário nós poderemos traçar as diretrizes das políticas que queremos ver implantadas, pelos governos, nas instituições de ensino superior de maneira mais efetiva.”, afirmou Di Stefano.
Para a coordenadora-geral da Fasubra, Léia de Souza Oliveira, o seminário teve por objetivo integrar todos os trabalhadores das Universidades dos diversos países da América Latina e Caribe e fortalecer a luta dos trabalhadores.
 
“A Fasubra abraçou o projeto da construção da Contua, um projeto ousado, a fim de atuar efetivamente na construção de um plano global que instrumentalizasse os trabalhadores da América Latina e Caribe na luta em defesa da universidade pública, democrática e referenciada socialmente. Esse seminário é uma prova de que construímos uma instituição sólida, representativa e atuante”,  disse a sindicalista.
 
Participaram do seminário delegações de 16 países, entre eles, Argentina, Costa Rica, Peru, Colombia, Uruguai e Nicarágua.
 
Acompanharam as discussões do Seminário Internacional da Contua no Brasil, a presidente da Comissão de Educação na Câmara  dos Deputados,  Fátima Bezerra, o vice-presidente, Artur Bruno, e os parlamentares Odair Cunha  e Fernando Marroni.
 
Com informações de Carla Jurumenha – ASCOM/FASUBRA
Assessoria de Imprensa da CEC
cec@camara.gov.br
(61) 3216-6623