Audiência conjunta das Comissões de Educação e Cultura e do PNE debaterá a valorização dos profissionais de educação
Os pedidos solicitando esses debates foram de autoria da deputada Fátima Bezerra(PT/RN), presidenta da Comissão de Educação e Cultura e membro da Comissão Especial do PNE.
Segundo a parlamentar, um salário justo para a categoria é uma expectativa legítima, assim como um plano de carreira. “Mas não basta a remuneração financeira para o desenvolvimento pleno do professor, há necessidade de se prover o profissional de estrutura física, tecnológica e de preparo intelectual para o melhor desempenho em sala de aula, assim como a troca de informações com docentes de outras instituições, locais ou estrangeiras”, ressaltou a deputada.
Fátima Bezerra destaca ainda, como item de máxima importância, o investimento na formação e capacitação contínuas para o trabalho, providências que têm uma relação direta com a satisfação de cada servidor da educação com a qualidade das aulas ministradas e do serviço prestado à comunidade escolar. Esse entendimento coincide com recomendação da UNESCO, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) ligado à educação e cultura.
Para a deputada, é função do Poder Público colaborar para a implementação de medidas que visem estimular as atividades ligadas à Educação. Segundo ela, a audiência pública desta quarta-feira faz parte do esforço da Câmara dos Deputados para valorizar os profissionais da educação, atividade fundamental para dar sustentação ao crescente desenvolvimento socioeconômico por que passa o país.
por Francy Borges