Associação de docentes pede criação de cargos e funções nas universidades federais
Segundo Martins, há uma ameaça à qualidade do ensino superior pela falta de pessoal diante da criação de novas universidades e cursos. Segundo ele, a aprovação do projeto poderia minimizar o problema.
"Nós estamos hoje com uma série de professores temporários e uma parte deles não deseja nem ficar nas cidades do interior em função de ter que levar suas famílias e se instalar nas cidades”, explicou Martins. “Portanto, a aprovação desse projeto em caráter de urgência dá uma tranquilidade para abrir os concursos e, consequentemente, colocar as pessoas em exercício no começo do próximo ano, para não termos problema no início do semestre. "
Prioridade
O projeto do Poder Executivo foi encaminhado à Comissão de Educação e Cultura no início de setembro e tramita em regime de prioridade . O relator é o deputado Artur Bruno (PT-CE).
Se aprovada nessa comissão, a proposta precisa passar ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
Reportagem – Luiz Cláudio Canuto/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo
Agência Câmara de Notícias