Artistas defendem projeto que obriga ensino de música
Professores de música, sindicalistas e músicos se reúnem hoje com o presidente da comissão de Educação e Cultura, João Matos (PMDB-SC), para pedir urgência na votação do Projeto de Lei 2732/08, que torna obrigatório o ensino de música na educação básica.
A proposta, da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), já foi aprovada pelo Senado e está atualmente na Comissão de Educação, onde aguarda parecer do relator, deputado Frank Aguiar (PTB-SP). O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96). Conforme a lei, o ensino da arte constitui componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. O projeto diz que a música fará parte obrigatoriamente do ensino de arte. Estabelece ainda que o ensino de música será ministrado por professores com formação específica nessa área.
Participarão da audiência a presidente da International Society for Music Education, Liane Hentschke; o presidente da Associação Brasileira de Educação Musical, Sérgio Figueiredo; o presidente da Associação Brasileira de Música Independente, Carlos de Andrade; e os representantes do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música Felipe Radicetti e Cristina Saraiva.
Devem acompanhar a reunião os músicos Roberto Frejat (Barão Vermelho), Daniela Mercury, Gabriel Pensador, Francis Hime, Olivia Hime, Zé Renato (Boca Livre), Walter Franco, Juca Novaes (Trovadores Urbanos), Bruno Prieto (Banda Mascavo) e Digão (Banda Raimundos), além da maestrina Ligia Amadio, da Orquestra Sinfônica Nacional.
A reunião está marcada para as 16h30, na sala da presidência da comissão.
Da Redação/PCS
Agência Câmara