APAE Blumenau/SC primeira finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, Edição 2015

A Comissão está mostrando um pouco de cada um dos 10 finalistas ao prêmio, um por dia, em ordem alfabética
28/07/2015 16h55

apae-blumenau

APAE Blumenau/SC primeira finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, Edição 2015

  A Comissão de Educação busca mostrar um pouco mais de cada instituição ou personalidade indicada ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015, que está entre os 10 finalistas que concorrerão ao Prêmio, para que todos tenham oportunidade de mostrar o trabalho que vem fazendo ou fez na área da educação. A Primeira entidade dentre estes, listados em ordem alfabética, é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Blumenau/ SC.

  A entidade foi criada em 1965, com o objetivo de atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla, sob uma ótica especializada.

  Atualmente, mantém o Instituto Integrado de Educação e Saúde “Professora Estella Maria Caropreso”, com atendimentos clínicos, pedagógicos e de assistência social para aproximadamente 420 alunos.

  A finalidade do instituto é promover o desenvolvimento físico, psíquico, intelectual e social dos alunos que estão incluídos nos seguintes programas: Programa de Atendimento Materno-Infantil; Serviço Pedagógico Específico; Transtorno Invasivo do Desenvolvimento; Ocupacional e Grupo de Convivência, além das atividades de: artes, brinquedoteca, educação física, natação adaptada, ensino religioso, dança gaúcha e informática.

  A equipe é composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionista, odontóloga, pedagogas, psicólogas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

  A associação oferece ainda, lanche aos alunos. O almoço e o transporte adaptados seguem critérios estabelecidos.

  Sua infraestrutura dispõe de áreas como: exercícios terapêuticos, circuito psicomoto e lazer, auditório, bosques sensitivos, salão de eventos, campo de futebol, casa de atividades da vida diária, ginásio de esportes, horta, laboratório de informática, piscina adaptda e aquecida, salas adaptadas para atendimentos, autocuidados e terapia de integração sensorial. São espaços físicos coletivos que reconhecem as diferenças e promovem o tratamento igualitário que os alunos necessitam.

A entidade de Blumenau luta pela inclusão com responsabilidade, com êxito no mercado de trabalho, no ensino regular e nos espaços sociais.

No ano de 2000, a APAE de Blumenau foi classificada como a 186ª maior entidade beneficente do Brasil, de acordo com a análise efetuada pela Kanitz – Associados e, em 2001, passou para o 169º lugar.

  Em 2002, recebeu o VI Prêmio Bem Eficiente, escolhido pela Kanitz – Associados, segundo os critérios estabelecidos, como uma das melhores entidades beneficentes e sem fins lucrativos, pelo trabalho e desempenho excepcional, dentro de uma estrutura profissional, organizada e transparente para seus doadores.

  Nos anos de 2013 e 2014, a entidade foi agraciada com a Certificação de Responsabilidade Social, pela a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, além da Certificação Dircéa Corrêa Petrelli – Entidade Social de Destaque.

  O Prêmio IMPAR reconhece a APAE Blumenau pelo seu empenho e engajamento na busca por uma sociedade mais solidária.

  Saiba mais sobre a Associação no site https://www.apaeblumenau.org.br/