A Professora Débora Seabra é a sétima finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015

A Comissão está mostrando um pouco de cada um dos 10 finalistas ao prêmio, um por dia, em ordem alfabética
05/08/2015 20h35

Giovanni Sérgio

A Professora Débora Seabra é a sétima finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015

  A Comissão de Educação está mostrando um pouco de cada instituição ou personalidade indicada ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015, que estão entre os 10 finalistas. A sétima candidata, dentre estes, listados em ordem alfabética, é a Professora Débora Seabra.

  É a primeira professora com Síndrome de Down no país, natalense e tem 34 anos. Seus últimos 10 anos foram dedicados à educação infantil e à defesa da inclusão na escola regular. Dedica-se, ainda, à inclusão de professores e de estudantes com deficiência nas instituições de ensino.

  Da infância ao curso de magistério, Débora estudou em escola regular, estagiou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, há dez anos, atua como auxiliar de desenvolvimento infantil na Escola Doméstica, instituição de ensino da capital potiguar.

  A educadora se tornou uma referência na defesa da inclusão nas escolas regulares no Brasil e pretende que outras pessoas com síndrome de Down possam ter oportunidades similares às que lhe foram dadas. Débora integra também um grupo de teatro que desenvolve apresentações em favor da inclusão nas escolas regulares. Além disso, a educadora lançou recentemente o livro “Débora conta Histórias”, um apanhado de fábulas infantis que contêm mensagem de apoio ao direito de ser diferente.

  No Brasil, cerca de 300 mil pessoas são portadoras da Síndrome. Porém, segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, apenas 60 delas inciam cursos profissionalizantes por ano.

  A história de Débora serve de referência no que diz respeito à inclusão de professores com deficiência no sistema educacional brasileiro. O trabalho da professora é hoje reconhecido em todo mundo e ela tem recebido inúmeros convites para palestras e entrevistas, inclusive já concedeu entrevista a um jornal japonês (Confira na foto).

Fotos da Professora