A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é a quarta finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015

A Comissão está mostrando um pouco de cada um dos 10 finalistas ao prêmio, um por dia, em ordem alfabética
31/07/2015 17h10

site FMCSV

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é a quarta finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015

  A Comissão de Educação está mostrando um pouco de cada instituição ou personalidade indicada ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015, que estão entre os 10 finalistas. A quarta candidata, dentre estes, listados em ordem alfabética, é a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

  Uma fundação sem fins lucrativos que foi criada em 1965, pela família Souto Vidigal, desenvolve projetos sociais em municípios e regiões metropolitanas e trabalha com especial interesse na geração e na disseminação de conhecimentos para o desenvolvimento integral da criança.

  Seu principal objetivo é provocar a mudança de comportamento por meio da melhoria da atenção dada às crianças, propiciando seu desenvolvimento integral e, por consequência, o desenvolvimento da sociedade como um todo.

  O modelo de gestão adotado pela fundação tem sido fortalecido ano a ano. As ações da FMCSV estão divididas em três eixos, que dialogam entre si, reconhecendo essa integração como poderosa estratégia para mobilizar a sociedade em favor da primeira infância: articulação, gestão do conhecimento e práticas.

  A instituição tem como intenções estratégicas:

 Capacitar profissionais que atuam junto à Primeira Infância (PI) para o aprimoramento de práticas, de forma a contribuir para o desenvolvimento integral da criança;

  Contribuir para que o poder público crie políticas e programas qualificados com gestão integrada para a PI;

  Sensibilizar mídia e formadores de opinião para que compreendam a importância da PI e usem seu poder de influência para conscientizar a sociedade;

  Estimular a comunidade científica a gerar conhecimentos necessários para o aprimoramento das práticas profissionais e das políticas públicas ligadas à PI.

  O ano de 2014 marcou a Primeira Infância no País e, consequentemente, a história da Fundação, tendo sido um ano de reconhecimento e de novos desafios.

  A causa conquistou mais espaço em todos os setores da sociedade e engajou novos aliados, com o Marco Legal da Primeira Infância, fruto da articulação dos alunos do Programa de Liderança Executiva e da FMCSV, e o Prêmio Alas/BID, promovido pela Fundacion América Latina en Acción Solidaria e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o Programa Primeiríssima Infância.

  Paralelamente a esses avanços, também impôs novos desafios. As metas estabelecidas para o ano de 2014, definidas no final de 2013, foram cumpridas, em sua maioria.

 Saiba mais sobre esta Fundação no site: https://www.fmcsv.org.br/pt-br/Paginas/default.aspx