A educação especial e inclusiva na União Europeia

Especialista mostra o trabalho de uma agência que reúne 29 países europeus em prol da qualidade na educação inclusiva
14/09/2017 08h04

Acervo/Câmara dos Deputados

A educação especial e inclusiva na União Europeia

Filomena Pereira/Mestre em Educação Especial

Um panorama sobre a educação especial na União Europeia. Foi o que se viu na palestra da Mestre em Educação Especial pela Universidade de Lisboa, Filomena Pereira. Ela participou do Ciclo de Palestras "Educação em Debate", promovido pela Comissão de Educação em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação.

Filomena começou falando sobre o trabalho da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva. A agência é uma organização independente formada por 29 países europeus. O objetivo central é “melhorar as políticas e as práticas educacionais dirigidas a alunos com incapacidades e necessidades educativas especiais”, conforme descrito na página oficial da agência (https://www.european-agency.org/).

A especialista explicou que o ponto central da agência é trabalhar no sentido de que todos os alunos, de todas as idades, possam ter acesso a educação de qualidade, na comunidade onde vivem. Por isso, Filomena Pereira ressaltou a importância de articulações políticas entre os países membros da agência.

Ao longo da palestra, ela demonstrou um pouco da realidade da educação inclusiva nos diversos países da Europa, os desafios que se apresentam, falou sobre os incentivos financeiros para quem investe no trabalho com essa temática.

Apesar das dificuldades, Filomena se diz confiante no trabalho e nos esforços para propiciar uma educação verdadeiramente inclusiva porque, segundo ela, há exemplos inspiradores em todo o mundo.

Veja aqui a palestra.

Convidada:

Filomena Pereira - apresentação