A cidade de Sobral e o êxito na área da educação

Ex-prefeito da cidade conta como decisões políticas acertadas e foco no cumprimento de metas tiraram Sobral do analfabetismo e e da decadência na educação
30/08/2017 14h34

Acervo/Comissão de Educação

A cidade de Sobral e o êxito na área da educação

Professor Veveu falou sobre a experiência educacional em Sobral/CE

Uma experiência de sucesso. Foi o que se conheceu hoje na palestra promovida pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com a Comissão de Educação.

“Educação: o modelo de Sobral (CE)” foi o tema conduzido por José Clodoveu de Arruda, conhecido como Professor Veveu, ex-prefeito da cidade de Sobral.

Ele começou mostrando que entre os anos de 1997 e 2000, houve intenso investimento na reestruturação da educação no município, com a construção e reforma de escolas e a capacitação de professores. Ainda assim, uma avaliação externa em 2001, revelou que quase metade dos alunos de Sobral não sabia ler e nem escrever.

Foi assim que a administração de Sobral decidiu que “a sala de aula é o nosso lugar e a estratégia é a alfabetização na idade certa”, afirmou o Professor Veveu. A partir dessa decisão, houve fortalecimento da gestão escolar com autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Além disso, a valorização dos professores com salários melhores e formação continuada. E os resultados vieram com o esforço coletivo.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais em Sobral, que em 2005 estava em 4,0, mais que dobrou dez anos mais tarde e chegou a 8,8 em 2015. A meta original era chegar a 6,0 em 2021, objetivo alcançado doze anos antes, em 2009.

Em 2014, a cidade de Sobral ficou em primeiro lugar no Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras (IOEB). O município é hoje uma referência na área da educação em todo o Brasil.

Para o Professor Veveu, é importante trabalhar com metas que não sejam fáceis e nem impossíveis mas que sejam instigadoras e necessitem de esforço.

Veja aqui a palestra “Educação: o modelo de Sobral/CE”.

Convidado:

Jose Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Prof. Veveu) - Apresentação