Ato público lança frente parlamentar mista em defesa das universidades comunitárias.

06/05/2009 15h05

               Tendo à frente a Deputada Maria do Rosário (PT/RS) – presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados – e o Senador Flávio Arns (PT/PR) – Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal - foi lançado nesta tarde, na sala da Presidência da CEC, o abaixo-assinado de adesão a FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS. O evento contou com a presença de parlamentares de diversos partidos, bem como de inúmeros reitores, professores e representantes de diversas Instituições de Ensino Superior de vários estados brasileiros.

               Para entrar em funcionamento – atendendo ao regimento interno da Câmara e do Senado – a FRENTE precisa contar com a adesão de 171 Deputados e 27 Senadores. Em virtude da relevância do tema, e da adesão inicial, este número será atingido nos próximos dias, o que garantirá o funcionamento efetivo da Frente Parlamentar Mista em cerca de 30 dias. Qualquer parlamentar que queira se integrar a mesma pode entrar em contato com a Deputada Maria do Rosário, com o Senador Flávio Arns ou com qualquer outro parlamentar que já tenha aderido.

               Raras vezes na história do parlamento brasileiro o lançamento de um abaixo-assinado propondo uma Frente Parlamentar contou com tanto e tão entusiasmado apoio. O Fórum das Associações Comunitárias (ABRUC), com 54 IES filiadas, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), com 12 IES filiadas, a Associação Nacional da Educação Católica do Brasil (ANEC), com 61 IES e 900 colégios filiados e a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), com 6 Redes de Educação, estiveram presentes ou se fizeram representar no Ato.

               Dentre as principais preocupações das IES Comunitárias frente ao cenário político e econômico atual estão a necessidade de se estabelecer um marco regulatório para os diversos tipos de Instituições; o acesso a recursos do BNDES; a revitalização das licenciaturas; a reestruturação do FIES; a cooperação entre novas Instituições Federais e as Comunitárias e a avaliação institucional das referidas Instituições.

              Diversos Deputados e Senadores já aderiram à FRENTE. Dentre os presentes ao Ato Público de hoje fizeram questão de usar a palavra, enfatizando suas adesões, os Deputados Lelo Coimbra (PMDB/ES); João Mattos (PMDB/SC); Manuela D’Ávila (PCdoB/RS); Renato Molling (PMDB/SC); Pedro Wilson (PT/GO); Paulo Teixeira (PT/SP); Jorginho Maluli (DEM/SP); Vignatti (PT/SC); Celso Maldaner (PP/RS) e João Campos (PSDB/GO)

               Estiveram também presentes as seguintes Instituições Comunitárias, com seus respectivos representantes:

- Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – representando a ABRUC; Reitor Marcelo Fernandes Aquino;
- Centro Universitário Univates – UNIVATES – Presidente da COMUNG, Reitor Nei José Lazzari;
- Unievangélica – Presidente da ABIEE, Sr. Carlos Hassel Mendes da Silva;
- Fundação Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, Reitora Elizabeth Fontoura Dornelles;
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Reitor Irmão Joaquim Clotet;
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Prof. Mauro Serafim;
- Universidade Católica de Goiás – UCG, Reitor Wolmir Therezio Amado;
- Universidade Católica de Petrópolis – UCP, Reitor Dr. José  Luiz Rangel Sampaio Fernandes;
- Universidade São Francisco – USF, Professor Carlos Ferrara Júior;
- Centro Universitário FEI, Reitor Prof. Marcio Rillo;
- Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMPINAS, Pró-Reitor de Graduação, Prof. Germano Rigacci Junior;
- Universidade Católica de Pelotas – UCPEL, Reitor Alencar Melo Proença;
- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS, professora Maria Inês Martins;
- Universidade de Caxias do Sul – UCS, Reitor Izidoro Zorzi;
- Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, Reitor Marcio de Moraes;
- URI, Reitor Bruno Menezes
- UNISC, Pró-Reitor João Pedro Schimidt


João Tavares
Assessoria de Imprensa (CEC)