Seminário Internacional Ética e Responsabilidade na Educação

Escolas corruptas, Universidades corruptas: o que fazer?

 

Relatório UnescoA Unesco apresentou relatório pioneiro sobre a corrupção em escolas e universidades. O estudo compara a realidade em diferentes países para identificar os fatores que ajudam a explicar como se desenvolvem as práticas de corrupção em diferentes áreas da política educacional. O relatório ainda fornece estratégias para aprimorar a transparência e a prestação de contas, com recomendações para legisladores, administradores e gestores de ensino.

Entre outros aspectos, a pesquisa enfoca as fórmulas de alocação de verbas para escolas; o comportamento de professores e a administração do corpo docente; a aquisição de materiais e serviços, como a construção de escolas, produção de livros didáticos e fornecimento de merenda. O trabalho também aborda a organização de testes e casos de fraude em pesquisa, falsificação de currículo e diploma, além de falhas em vestibulares ou outras formas de admissão nas universidades.

Conheça o relatório

 

Fundamentos de uma Lei de Responsabilidade Educacional

 
FundamentosA brochura visa fornecer fundamentos para o criação de uma lei de responsabilidade educacional com vistas a assegurar que governantes e dirigentes assumam com compromisso e responsabilidade as metas definidas pelas políticas educacionais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Declaração sobre Ética e Responsabilidade na Educação

 

Conheça a íntegra do texto