Audiência conjunta discutiu os reflexos do Golpe Militar na educação brasileira

Audiência Pública conjunta com a Comissão de Cultura discutiu os reflexos do Golpe Militar na educação brasileira
24/04/2014 17h15

Requerimento de nº 350 de 2014

Autor: Dep. Fátima Bezerra (PT/RN) e Dep. Alice Portugal (PCdoB/BA)

Convidados:

EMIR SADER

Sociólogo e Cientista Político Brasileiro

SADI DAL ROSSO

Docente da Universidade de Brasília - UnB

VOLNEI GARRAFA

Representante do Partido Comunista do Brasil - PcdoB

MOACIR GADOTTI

Presidente do Instituto Paulo Freire

MARCOS GUERRA

 Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte - OAB/RN

 

O Golpe Militar de 1964 marcou a história do Brasil profundamente. Até hoje historiadores, membros da sociedade civil e pesquisadores de diversas áreas se debruçam sobre documentos e relatos do período para tentar entender melhor os fatos que mudaram o país. Entre os muitos aspectos que devem ser analisados, estão os reflexos causados na educação brasileira.

 Além da repressão violenta, muitos educadores foram obrigados a se exilarem fora do país. Os movimentos estudantis se intensificaram e em consequência muitos estudantes foram perseguidos, presos, torturados e mortos. O ensino médio, fundamental e universitário sofreu alterações programáticas e intensas para atender aos interesses do novo regime.

Discutir como o período militar e as mudanças provocadas na educação se refletem ainda hoje em nossa sociedade e também permitir que as novas gerações participem do debate, são os  objetivos da Audiência Pública que será realizada pela Comissão de Educação em conjunto com a Comissão de Cultura.

 O assunto será debatido por autoridades no assunto e é aberto à participação popular. Estarão presentes o sociólogo e cientista político Emir Sader, o professor Sadi Dal Rosso, o presidente do Instituto Paulo Freire, Renato Gadotti, o representante da OAB/RN Marcos Guerra e o presidente do PCdoB e ex-presidente da UNE,  Renato Rabelo. 

(Raquel Machado)