29/04/15 - Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) apresenta proposta para a qualificação do ensino básico
A proposta preliminar do governo federal apresenta três pontos de partida: 1) aproveitar e ultrapassar o exemplo do que deu certo; 2) mudar a maneira de ensinar e aprender; e 3) organizar a diversidade para permitir a evolução. A partir disso, o projeto propõe como eixos da qualificação do ensino público iniciativas em quatro campos: a organização da cooperação federativa na educação; a reorientação do currículo e da maneira de ensinar e de aprender; a qualificação de diretores e de professores e o aproveitamento de novas tecnologias. A ideia do Ministro é debater o projeto com entidades ligadas à educação, com parlamentares e especialistas na área para aperfeiçoar a proposta.
E o Plano Nacional de Educação?
O Deputado Bacelar (PTN/BA) questionou qual a relação que o “Brasil, Pátria Educadora” tem com o Plano Nacional de Educação – PNE. O ministro respondeu que entende esta proposta como uma maneira de executar o PNE. O projeto é um norte para que o plano seja alcançado.
O Ministro também reconheceu fragilidade na qualidade do ensino básico brasileiro. Segundo ele, a maneira de ensinar é ultrapassada, baseada no decoreba e enciclopedismo. “Os alunos não têm a capacidade de analisar e interpretar. Devemos ter um modelo de educação que privilegie as capacidades e habilidades.”
Veja aqui o vídeo da Audiência Pública