11/08/15 - Audiência Pública sobre a importância da Pós-graduação

Audiência Pública discutiu hoje a Pós-graduação e os pós-graduandos
11/09/2015 11h50

Na Audiência Pública desta terça-feira (11/08) o assunto foi a importância da pós-graduação e os direitos dos pós-graduandos. O debate aconteceu em resposta aos requerimentos das Deputadas Margarida Salomão (PT-MG) e Alice Portugal (PCdoB-BA).

Os convidados a debater foram Márcio de Castro Filho - Diretor de Programas e Bolsas no País (CAPES/MEC), Tamara Naiz – Presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Gustavo Balduino - Secretário Executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), e Fernanda Sobral - Conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Márcio de Castro Filho falou sobre o crescimento dos pós-graduandos, segundo dados, no ano de 2003 os programas de pós-graduação tinham 110 mil matriculados com 33 mil titulados e em 2013 subiram para 218 mil matriculados com 66 mil titulados. Ele disse que “apesar da produção científica brasileira crescer mais que a média mundial, o desafio é aumentar a visibilidade e qualidade dessa produção”.

Os problemas dos pós-graduandos foram expostos por Tamara Naiz, que pediu mais investimento, direitos e melhores condições de trabalho nos programas de pesquisa brasileiros, “O Brasil é abundante em riquezas naturais e em pessoas capazes, essas já são justificativas para que se invista cada vez mais em ciência no nosso país” ressaltou. Ainda segundo ela, os cortes que a educação sofreu foi um dos grandes problemas que a pós-graduação sofreu. Diversificar e atrair novos alunos também são metas, “É preciso diversificar e democratizar não só o acesso  ao ensino como a pós-graduação em si” disse Tamara Naiz.

“O financiamento da educação tem que ter como base a dimensão desse país”, disse Gustavo Balduíno. Ele falou ainda, que a qualidade e a desigualdade da pós-graduação estão ligadas à educação básica. Sobre os cortes de verba ele rebateu “As dificuldades não podem ser motivo para paralisar o país, ao contrário, tem que ser motivação para melhorar as condições do país” finalizou.

 
Convidados participantes e suas apresentações:

MÁRCIO DE CASTRO FILHO - Diretor de Programas e Bolsas no País - CAPES/MEC

TAMARA NAIZ - Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG

GUSTAVO BALDUINO - Secretário Executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES

FERNANDA SOBRAL - Conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC