Vice-presidente representa comissão em encontro de conselhos da cultura da região Sul

13/06/2013 12h50

 

O vice-presidente deputado federal José Stédile (PSB/RS) representou a Comissão de Cultura no Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da regional Sul, realizado nos dias 7 e 8 de junho, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

O evento mobilizou os conselhos estaduais de cultura e reformulou a rede integrada de conselheiros para discutir o Sistema Nacional de Cultura.

O deputado federal José Stédile relatou sua experiência na Prefeitura de Cachoeirinha, onde criou a Secretaria de Cultura, e ressaltou a importância de estimular a criação e as atividades dos conselhos municipais de cultura. O parlamentar divulgou no evento que a Comissão de Cultura foi desmembrada da Educação. “Recentemente a comissão de Cultura se separou da de Educação. Acreditamos que com o desmembramento, os projetos voltados para a área cultural terão maior celeridade”, afirmou José Stédile.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), Márcio Caires, que também preside o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta), enfatizou a importância da mobilização dos conselhos: “é preciso remobilizar os conselhos estaduais para discutir o papel o seu papel junto ao Sistema Nacional de Cultura e sua articulação com a sociedade civil”.

Para o vice-presidente do ConECta e presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Loma Perei, “esse encontro foi o pontapé inicial para ouvirmos as necessidades da sociedade civil e traçarmos diretrizes nacionais”.

 

O que é o Conecta?

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) é uma associação civil fundada em 1º de agosto de 1998, sem fins lucrativos. Seu objetivo é promover a articulação e a cooperação entre os conselhos estaduais de cultura, propor mecanismos na busca de soluções para os problemas culturais brasileiros, atuar e articular com os secretários estaduais de cultura na busca da construção de políticas culturais nacionais, além de representar os Conselhos Estaduais de Cultura com os poderes públicos.

Sua missão também é a de participar da formulação de políticas culturais nacionais com representação em instâncias decisórias e acompanhar sua concretização nos planos, programas e projetos correspondentes, bem como estimular a criação de conselhos municipais de cultura, buscando a universalização da cultura voltada para o interesse da maioria da população brasileira.

(*) Informações do site:  https://josestedile.com.br/wp/?p=2001