Deputado Penna representa Comissão de Cultura em audiência pública em São Paulo

20/05/2013 16h00

Foto: Divulgação

Deputado Penna representa Comissão de Cultura em audiência pública em São Paulo

Audiência pública sobre o samba em São Paulo

Em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, na quinta-feira (16), grupos sambistas paulistas reivindicaram mais respeito, visibilidade, e oportunidade de trabalho. Os presentes no debate, o secretário estadual de Cultura de São Paulo, Sergio Tiezze, o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira, a atual secretária-adjunta municipal da Igualdade Racial de São Paulo, Matilde Ribeiro e o vereador Orlando Silva, o deputado federal José Luiz de França Penna (PV/SP) da Comissão de Cultura, além da promotora do evento, deputada Leci Brandão (PCdoB-SP), concordaram com as reivindicações dos sambistas paulistas.

O vereador Orlando Silva lembrou que “existe um ambiente favorável na prefeitura de São Paulo e precisamos aproveitar esse momento para fomentar o samba, a exemplo do que foi feito com o teatro e a dança”. Já Juca Ferreira falou que as comunidades e o Poder Público devem estabelecer parcerias para fomentar o samba. O gestor Sergio Tiezze, por sua vez, disse que “este é o momento da virada para a história do samba paulista, que já deveria ter acontecido”.

Em relação à tolerância, as demandas foram na direção de que seja feito um mapeamento, pela prefeitura, das principais comunidades que praticam o samba e, a partir daí, seja elaborado um catálogo sobre essas comunidades. Sobre a visibilidade, o que se quer é a inserção do samba nos eventos da cidade, como a Virada Cultural. Como oportunidade de trabalho, além da participação na Virada, a possibilidade de fazer apresentações nos CEUs, bibliotecas e centros culturais.

“As comunidades fazem samba o ano inteiro e é preciso que o poder público conheça o nosso universo. Somente participar da Virada Cultural não vai resolver a vida. É preciso uma política maior”, defendeu Brão Lopes, do Terreiro de Compositores.

Participaram da audiência inúmeros movimentos ligados ao samba, inclusive vindos de cidades como Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Jundiaí. O ativista Brão Lopes, do Terreiro de Compositores, lembrou que é preciso união para mostrar para o poder público o que é o samba de São Paulo.

As autoridades se comprometeram a estudar as demandas, encaminhá-las e, na medida do possível, colocá-las na agenda cultural da cidade e do Estado. O deputado federal José Luiz de França Penna (PV/SP) representou a Comissão de Cultura neste evento em São Paulo. O parlamentar destacou a importância de fomentar o samba e lembrou que a comissão  já agendou para o próximo dia 25 de junho uma audiência pública para tratar da importância do carnaval. Na audiência, o colegiado vai debater sobre a importância da cadeia produtiva e da economia que o carnaval gera para o país.